Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de metodologias analíticas para avaliação da remoção de fluoroquinolonas no tratamento de águas residuárias em reatores biológicos de leito fixo

Processo: 11/04527-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Alvaro José dos Santos Neto
Beneficiário:Maura Roquete Amparo
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química verde   Fluoroquinolonas   Cromatografia líquida   Águas residuárias

Resumo

A contaminação de águas residuárias por fármacos é de grande relevância. Entre os medicamentos, os antibióticos no ambiente aquático são de grande preocupação, pois a exposição prolongada a eles, mesmo que em baixas concentrações, pode promover a resistência bacteriana. As principais fontes dessa contaminação são os efluentes industriais, urbanos, hospitalares e de fazendas que utilizam antibióticos com finalidades veterinárias. Apesar dessa relevância, estudos sobre a determinação de fluoroquinolonas (FQ) em águas residuárias, incluindo o desenvolvimento de métodos para a determinação dessa classe de antibióticos - nesse tipo de matriz -, e estudos que avaliam detalhadamente formas alternativas para a degradação desses compostos, bem como as suas consequências, ainda são escassos. Majoritariamente, as pesquisas realizadas até o presente momento foram feitas em países europeus, sendo raros os trabalhos semelhantes no Brasil. Vale ressaltar que as FQ estão entre os mais importantes agentes antibacterianos sintéticos utilizados em medicina humana e veterinária. Em função desses fatos, esse projeto visa ao desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação das FQ em águas residuárias utilizando análise cromatográfica e dentro da filosofia da Química Verde. Nesse escopo serão desenvolvidas estratégias modernas de análise, baseadas em técnica miniaturizada de preparo de amostras, em comparação com a extração em fase sólida convencional, seguida pela análise cromatográfica. Finalmente, as metodologias desenvolvidas serão aplicadas no estudo da degradação das FQ em reatores biológicos de leito fixo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHATILA, SAMI; AMPARO, MAURA R.; CARVALHO, LUCAS S.; PENTEADO, EDUARDO D.; TOMITA, INES N.; SANTOS-NETO, ALVARO J.; LIMA GOMES, PAULO C. F.; ZAIAT, MARCELO. Sulfamethoxazole and ciprofloxacin removal using a horizontal-flow anaerobic immobilized biomass reactor. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 37, n. 7, p. 847-853, APR 2 2016. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMPARO, Maura Roquete. Desenvolvimento e validação de métodos SPE-LC-MS e MEPS-LC-MS para quantificação de fluoroquinolonas em matrizes aquosas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MICRODISPOSITIVO DE EXTRAÇÃO DESMONTÁVEL PARA ADAPTAÇÃO A MICROSSERINGAS DE AGULHA REMOVÍVEL BR1020130254517 - Universidade de São Paulo (USP) . Alvaro José dos Santos Neto; Fernando Mauro Lancas; Alex Sandro Contadori; Scarlet Nere Ortega; Maura Roquete Amparo - 02 de outubro de 2013