Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreensão da estrutura de proteínas por estudantes de nível superior, na perspectiva dos modelos mentais

Processo: 11/04537-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Nelma Regina Segnini Bossolan
Beneficiário:Marília Faustino da Silva
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14138-2 - Center for Structural Molecular Biotechnology, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia estrutural   Ensino e aprendizagem   Modelo mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Estrutural | concepções prévias | Ensino de Bioquímica | Modelos Mentais | Proteinas | Educação em bioquímica / biologia

Resumo

A Biologia Molecular e Biotecnologia, e seus conceitos subjacentes, estão inseridos no currículo escolar da educação básica e têm estado mais presentes na vida cotidiana, trazendo à tona aspectos éticos envolvidos na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico, chamando à reflexão para a análise e tomada de decisão, tanto para estudantes que prosseguirão seus estudos em carreiras relacionadas quanto para aqueles que não vão. As explicações de alguns fenômenos e processos relacionados a estes temas estão quase sempre no nível molecular e atômico, que não pode ser observado, mas que é descrito e explicado com modelos conceituais e físicos, ou até mesmo através de imagens. À luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, algumas pessoas raciocinam com imagens, usando-as em seus modelos, fazendo rotações, translações e expansões; entretanto, nem todas utilizam este processo de pensamento, pois têm dificuldade de inferir a estrutura tridimensional a partir de figuras estáticas, diagramas bidimensionais e fotos usadas em livros didáticos ou projetadas em telas nas salas de aula. Para superar esse obstáculo, alguns autores sugerem que o uso de modelos físicos (táteis) proporcionam um melhor entendimento sobre o assunto, pois os mesmos podem se dobrar permitindo a visualização das mudanças conformacionais de moléculas como as proteínas, por exemplo, além de reforçar o caráter dinâmico dos processos biológicos. Nesse contexto propõe-se a avaliar a contribuição do material didático "Construindo modelos de aminoácidos e proteínas" (Silva, 2000) para o ensino e aprendizagem da estrutura e função de proteínas de alunos do ensino superior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marília Faustino da. Compreensão da estrutura de proteínas por estudantes de nível superior, na perspectiva da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.