Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das unidades térmicas acumuladas na desova de surubim-do-Paraíba, Steindachneridion parahybae

Processo: 11/04780-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Elizabeth Romagosa
Beneficiário:Renan Yoshiharu Okawara
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Steindachneridion parahybae   Reprodução animal   Animais em extinção   Manejo animal   Sêmen animal   Oócitos

Resumo

O surubim-do-Paraíba, Steindachneridion parahybae é um peixe migrador da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e, atualmente se encontra nas listas de peixes ameaçados de extinção. Preocupações sobre a conservação da biodiversidade genética e ação de programas de repovoamento com esta espécie tem sido levantadas, entretanto, pouco se conhece sobre o manejo reprodutivo da espécie em cativeiro, adotando-se para esta prática medidas empíricas. O experimento foi conduzido na Estação de Hidrobiologia e Aqüicultura da Companhia Energética de São Paulo - CESP, Paraibuna/SP, em dezembro de 2010. Objetivou-se determinar o efeito das Unidades Térmicas Acumuladas (UTAs - somatória da temperatura da água em função do tempo após indução hormonal) no momento da liberação dos gametas (artificialmente, por extrusão) do surubim-do-Paraíba. Para tanto, foram constituídos três grupos contendo três fêmeas/cada submetidas a nove UTAs distintas: 140, 160, 180, 200, 220, 240, 260, 280, 300. As fêmeas foram submetidas à hipofisação (5,5 mg Kg-1) em duas doses, a primeira com 10% e a segunda, 12 horas após, com o restante da solução. Para a fertilização foi utilizado sêmen de um único macho. As taxas de fertilização e eclosão foram estimadas nos respectivos tempos. Posteriormente, os dados serão submetidos às análises estatísticas. Os resultados desse experimento poderão servir como base para programas de repovoamento, conservação da biodiversidade genética, além de propiciar o desempenho máximo de reprodutores de uma espécie de peixe praticamente extinta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKAWARA, RENAN YOSHIHARU; SANCHES, EDUARDO ANTONIO; CANEPPELE, DANILO; DAMASCENO, DANIELLE ZANERATO; ROMAGOSA, ELIZABETH. Ovulation and initial rearing of Steindachneridion parahybae (Siluriformes: Pimelodidae) larvae from different accumulated thermal units. ICHTHYOLOGICAL RESEARCH, v. 62, n. 4, p. 495-503, NOV 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.