Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da importância da digestibilidade da fibra da cana-de-açúcar em dietas de novilhos em crescimento

Processo: 11/04800-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Luis Felipe Prada e Silva
Beneficiário:Bruno de Souza Mesquita
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição animal   Ruminantes   Digestibilidade   Novilhos   Desempenho animal   Cana-de-açúcar

Resumo

Forragens formam a base da nutrição de ruminantes, e a digestibilidade da parede celular é o principal fator limitante de seu valor nutritivo. A identificação de um parâmetro de avaliação da qualidade da fibra que efetivamente tenha impacto sobre o desempenho animal é de grande importância para os programas de melhoramento genético de cana-de-açúcar. Objetiva-se com este estudo comparar o efeito do consumo de cana-de-açúcar com genótipos de alta ou baixa digestibilidade da FDN do colmo, por novilhos em crescimento, sobre os seguintes parâmetros: 1) consumo de matéria seca; 2) ganho de peso e variação da condição corporal, 3) taxa de digestão e passagem ruminal da FDN; 4) parâmetros de fermentação ruminal e 5) quantificação de bactérias ruminais celulolíticas e amilolíticas. Serão utilizados cinqüenta e seis novilhos da raça Nelore com aproximadamente 350 kg, sendo que oito novilhos serão fistulados para colocação de cânulas ruminais. As dietas experimentais serão compostas por 50% ou 70% de concentrado na matéria seca e, como volumoso serão utilizados dois genótipos de cana-de-açúcar, com alta ou baixa digestibilidade da FDN do colmo, perfazendo quatro dietas experimentais. O delineamento estatístico será o de blocos casualizados com 12 repetições (desempenho) e quadrado latino 4X4 com 2 repetições (cinética e metabolismo ruminal). A massa total do conteúdo ruminal e volume serão determinados. Amostras serão retiradas de ambas as fases, sólida e líquida, para determinação do tamanho do compartimento ruminal de componentes da digesta. A dieta, sobras e digesta ruminal serão analisados para conteúdo de nutrientes. Serão realizados os cálculos de taxa de passagem do FDN pelo rúmen (kp), taxa de digestão ruminal de FDN (kd) e finalmente, a digestibilidade ruminal aparente do FDN. A determinação do volume líquido e da taxa de passagem de líquidos pelo rúmen será realizada por polietilenoglicol de peso molecular 4.000. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESQUITA, Bruno de Souza. Efeito da digestibilidade da fibra da cana de açúcar e do nível de concentrado sobre o desempenho de tourinhos nelore em terminação. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.