Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da célula tronco hematopoética do saco vitelino em embriões bovino

Processo: 11/04916-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Vanessa Cristina Oliveira Nogueira de Pontes
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58811-6 - O enigma vitelino, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/09874-0 - Avaliação do perfil de expressão gênica das células tronco hematopoéticas isoladas do saco vitelino de embriões bovino, BE.EP.MS
Assunto(s):Células-tronco

Resumo

O saco vitelino é uma das membranas que desempenha um papel importante para sobrevivência inicial do embrião em muitas espécies de mamíferos. Esta realiza a transferência de nutrientes para o embrião, além de produzir proteínas necessárias para o seu desenvolvimento. Sua função é complexa participando da hematopoese, pois através desta se desenvolvem os primórdios das células sanguíneas e parte do sistema circulatório primitivo. É uma provável fonte fornecedora de células-tronco, o qual abriga as primeiras células do sangue durante o desenvolvimento em mamíferos, os eritrócitos, os quais expressam fatores de transcrição que especificam estas células à seu destino hematopoiético. As áreas ligadas à pesquisa em experimentação vêm estudando as células tronco há mais de duas décadas. No entanto é nos momentos de hoje que a terapia celular vive seu momento de máxima visibilidade, pois a plasticidade destas células faz da célula-tronco uma ferramenta terapêutica promissora, sendo utilizada na tentativa de tratar patologias relacionadas ao homem e aos animais. Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a célula hematopoiética do saco vitelino de embriões bovinos em diferentes idades gestacionais. Para a análise das células-tronco hematopoiéticas do saco vitelino serão utilizados úteros de fêmeas gravídicas sem raça definida (SRD) oriundas do frigorifico Barra Mansa, localizado na cidade de Ribeirão Preto. Os úteros em inicio de gestação serão transportados para o Laboratório de cultivo celular no departamento de Ciências Básicas da FZEA/USP em Pirassununga. As membranas fetais serão separadas com o objetivo de isolar o saco vitelino e este será coletado e acondicionado separadamente em placas de Petri. Para o cultivo celular, o saco vitelino será lavado em solução de PBS-L, e macerado manualmente, submetido à digestão enzimática e posteriormente cultivado em meio de cultura para células hematopoéticas. Após cultivo, as células serão submetidas à processamento rotineiro de microscopia eletrônica de transmissão e microscopia eletrônica de varredura para posteriores análises. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, VANESSA C.; MANCANARES, CELINA A. F.; OLIVEIRA, LILIAN J.; GONCALVES, NATALIA J. N.; MIGLINO, MARIA A.; PERECIN, FELIPE; MEIRELLES, FLAVIO V.; PIEDRAHITA, JORGE; AMBROSIO, CARLOS E.. Characterization of putative haematopoietic cells from bovine yolk sac. JOURNAL OF TISSUE ENGINEERING AND REGENERATIVE MEDICINE, v. 11, n. 4, p. 1132-1140, . (11/04916-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.