Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos funcionais do gene EgTIP2 que codifica uma aquaporina de eucalipto e caracterização de sua região promotora

Processo: 11/05175-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Ivan de Godoy Maia
Beneficiário:Marcela Iara Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Aquaporinas   Eucalipto

Resumo

A biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade. É importante frisar que uma das principais vantagens da biotecnologia moderna voltada para a área vegetal é a de poder gerar estratégias de melhoramento aplicáveis a diferentes culturas. Uma das principais estratégias de ação nessa área trata da produção de plantas geneticamente modificadas com transgenes de interesse. Nesse contexto, a caracterização de promotores com padrão de expressão tecido-específico é essencial para que a expressão de tais transgenes em plantas de interesse agronômico e florestal, como em eucalipto, fique limitada a determinados órgãos/tecidos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar a caracterização funcional do promotor do gene EgTIP2 que codifica uma aquaporina com expressão específica em raízes de eucalipto. Em paralelo, o perfil de expressão desse gene em resposta ao estresse osmótico será investigado em eucalipto, e a sua superexpressão em plantas transgênicas de tabaco será empreendida visando análises funcionais complementares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARCELA I.; BRAVO, JULIANA P.; SASSAKI, FLAVIO T.; SEVERINO, FABIO E.; MAIA, IVAN G. The tonoplast intrinsic aquaporin (TIP) subfamily of Eucalyptus grandis: Characterization of EgTIP2, a root-specific and osmotic stress-responsive gene. Plant Science, v. 213, p. 106-113, DEC 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.