Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de polimorfismos associados às características de desempenho e carcaça no cromossomo 4 da galinha

Processo: 11/05319-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Fábio Pértille
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Estudos de associação genética

Resumo

Uma estratégia para a identificação de genes que controlem características de interesse é feita através de estudos utilizando-se genes candidatos cujas mutações possam ser associadas a uma determinada característica. Esses genes possuem ação biológica conhecida e estão envolvidos com o desenvolvimento ou fisiologia de uma determinada característica de interesse (Bryne; McMullen, 1996). Marcadores moleculares têm sido desenvolvidos principalmente em populações segregantes F2 para acrescentar informações genômicas em complemento aos métodos tradicionais de avaliação genética no melhoramento por meio de seleção assistida. Para estes resultados obtidos em populações experimentais terem importância, eles devem ser validados em populações comerciais (Peixoto et al., 2010). Investigações anteriores do nosso grupo permitiram identificar vários QTLs no genoma do frango. Entre eles, merece destaque o posicionado no cromossomo 4. Ensaios iniciais de mapeamento fino no gene candidato posicional FGFBP1 permitiram identificar vários polimorfismos neste gene. O estudo de um destes polimorfismos permitiu a identificação de associações em uma linhagem comercial de frangos de corte. No entanto, o estudo de apenas um SNP apresenta limitações, pois não é possível determinar com precisão se o SNP está próximo ou não da mutação causal. Para avançar na identificação da possível mutação causal responsável por este QTL, pretende-se fazer um mapeamento fino desta região. Serão identificados dois genes candidatos posicionais, sequenciando-os a procura de polimorfismos entre linhagens de frango de corte e postura e testando associações com uma população experimental da Embrapa. Os haplótipos serão determinados nestas regiões para testar associações dos mesmos com as características fenotípicas de uma linhagem experimental e uma comercial da Embrapa Suínos e Aves. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PÉRTILLE, Fábio. Identificação de polimorfismos associados às características de desempenho e carcaça no cromossomo 4 da galinha (Gallus gallus). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.