Busca avançada
Ano de início
Entree

Fator de transcrição Oct4 e propriedade tumorigênica de meduloblastoma

Processo: 11/05534-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Oswaldo Keith Okamoto
Beneficiário:Patrícia Benites Gonçalves da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Neoplasias do sistema nervoso   Células-tronco neoplásicas   Meduloblastoma

Resumo

O meduloblastoma é um tipo de tumor embrionário de ocorrência mais frequente na infância e adolescência. A partir de novos achados acerca da célula de origem e início do processo carcinogênico, uma nova hipótese sobre o surgimento do câncer vem sido postulada: a hipótese das células-tronco tumorais. Diversos estudos têm demonstrado que tumores que expressam genes típicos de células-tronco apresentam características mais primitivas e agressivas, frequentemente associadas a um grau mais avançado de malignidade. Estudos recentes do nosso grupo identificaram que a expressão do gene de pluripotência Oct4 em meduloblastoma, ainda que esporádica, está correlacionada a menor sobrevida, indicando um pior prognóstico clínico. Estudos realizados por grupos independentes indicam que Oct4 está envolvido em processos de auto-renovação e inibição da diferenciação em células normais e neoplásicas. Portanto, neste projeto, testaremos se a expressão do gene de pluripotência Oct4 afeta a proliferação, migração e invasão de células de meduloblastoma humano da linhagem DAOY. Esperamos neste estudo avaliar a relevância de Oct4 na tumorigênese de meduloblastoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES DA SILVA, PATRICIA BENITES; TEIXEIRA DOS SANTOS, MARCIA CRISTINA; RODINI, CAROLINA OLIVEIRA; KAID, CAROLINI; LEITE PEREIRA, MARCIA CRISTINA; FURUKAWA, GABRIELA; GIMENES DA CRUZ, DANIEL SANZIO; GOLDFEDER, MAURICIO BARBUGIANI; REILY ROCHA, CLARISSA RIBEIRO; ROSENBERG, CARLA; OKAMOTO, OSWALDO KEITH. High OCT4A levels drive tumorigenicity and metastatic potential of medulloblastoma cells. ONCOTARGET, v. 8, n. 12, p. 19192-19204, 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.