Busca avançada
Ano de início
Entree

Medindo o coeficiente de difusão de componentes do biodiesel a partir de espectroscopia de femtossegundos e técnicas correlatas

Processo: 11/12502-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:René Alfonso Nome Silva
Beneficiário:Maria Fernanda Cerini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10593-0 - Medindo a dinâmica química de líquidos através de espectroscopia ultrarrápida, AP.JP
Assunto(s):Difusão   Biodiesel   Espectroscopia

Resumo

Propõe-se a realização de estudos experimentais de espalhamento de luz dinâmico, nas escalas de femtossegundos até milissegundos, de misturas de dissulfeto de carbono com diversos componentes do biodiesel com o objetivo de caracterizar as escalas de tempo fundamentais das rotações moleculares das misturas.Inicialmente, pretende-se estudar o sistema a partir da técnica de espalhamento de luz dinâmico convencional e espalhamento Raman convencional. Nesta etapa, será realizada uma caracterização detalhada do espectro vibracional de freqüências da mistura, bem como uma análise dos limites temporais inferiores dos freqüências fundamentais do sistema. Além disso, o espalhamento estático e dinâmico de luz sistema será medido, permitindo obter informações a respeito das funções de correlação características, coeficientes de difusão, bem como tamanho e forma das partículas. Atenção especial será dada à técnica de espalhamento de luz dinâmico com luz despolarizada, a fim de caracterizar rotações moleculares de agregados.Na segunda parte do projeto, pretende-se realizar medidas de espectroscopia de femtossegundos do efeito Kerr ótico, a fim de caracterizar as rotações moleculares fundamentais destas misturas em tempo real. Esta etapa do projeto está diretamente relacionada ao Projeto Jovem Pesquisador (JP) Fapesp, processo #2008/10593-0, intitulado "Medindo a dinâmica química de líquidos através da espectroscopia ultra-rápida". No caso específico do presente projeto de Iniciação Cientifica, pretende-se utilizar o equipamento de espectroscopia de femtossegundos construído durante o projeto JP supramencionado. As análises associadas permitirão uma identificação das freqüências que caracterizam a dinâmica do sistema na escala de femtossegundos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOIOLA, PAULA T. C.; DIAS, WANDERLEIA D.; SOUZA, MONIQUE S.; FERBONINK, GUILHERME F.; ZANIOLO, MATHEUS G.; CERINI, MARIA F.; ATVARS, TERESA D. Z.; NOME, RENE A. Ethyl stearate: ethanol binary mixtures investigated by ultrafast OKE spectroscopy, optical microscopy, dynamic light scattering, and rheology. JOURNAL OF PHYSICAL ORGANIC CHEMISTRY, v. 27, n. 4, SI, p. 316-321, APR 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.