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Design emocional: contribuições para a interação estudante-objeto virtual de aprendizagem em enfermagem neonatal - etapas I, II, III e IV

Processo: 11/03191-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de outubro de 2011
Vigência (Término): 05 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Luciana Mara Monti Fonseca
Anfitrião: Manuel Alves Rodrigues
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal  
Assunto(s):Enfermagem neonatal   Recém-nascido prematuro

Resumo

Os objetos digitais de aprendizagem podem proporcionar um ensino-aprendizagem mais flexível, atrativo, interativo e colaborativo. O objeto digital de aprendizagem desenvolvido, Semiotécnica e Semiologia do Recém-Nascido Pré-Termo, apresenta tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações que permitem a aproximação à realidade, apresentando, gradativamente, a complexidade e as especificidades do prematuro. Foi considerado adequado quanto ao conteúdo e funcionalidade em sua avaliação por peritos e estudantes, motivando agora incorporar os aspectos emocionais neste objeto a partir das experiências afetivas dos estudantes na interação usuário-produto, seguindo a tendência atual e inovadora da cibernética com a inserção da perspectiva do design emocional. Assim, o presente projeto visa aprimorar esse objeto digital de aprendizagem com a incorporação do design emocional e avaliar o impacto de seu uso sobre as emoções de estudantes de enfermagem brasileiros e portugueses. O projeto será desenvolvido em quatro etapas, a primeira será realizada no Brasil, e as demais etapas em Portugal. A etapa I trata-se de uma revisão sistemática da literatura acerca de escalas e instrumentos de avaliação da emoção, a partir da qual será estruturado o instrumento a ser utilizado na etapa seguinte. A etapa II constitui-se de estudo descritivo exploratório, multicêntrico com participação estrangeira, no qual se fará um diagnóstico sobre os aspectos emocionais a serem incorporados ao objeto digital, a partir da aplicação do instrumento elaborado na etapa I, junto a estudantes de enfermagem no Brasil, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), e em Portugal, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Durante a navegação de cada módulo do objeto digital, o estudante clicará na opção de escolha que melhor define seu sentimento e emoção no momento e enviarão sugestões. Suas respostas serão enviadas automaticamente ao banco de dados do objeto digital. Após o processamento dos dados, o objeto digital será aprimorado, embasado no design emocional, sendo esta a etapa III do projeto, na qual haverá o incremento de um ambiente simulado em que o usuário pode adentrar uma unidade neonatal e experienciar a avaliação clínica no pré-termo virtual e apreender sua reatividade durante este procedimento. A etapa IV consiste na avaliação do impacto desse objeto digital aprimorado sobre o processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem brasileiros e portugueses, a partir de estudo colaborativo multicêntrico. Será realizada intervenção educacional para avaliação da aprendizagem com estudantes da EERP-USP e da ESEnfC. A coleta de dados será realizada por meio de pré e pós-teste e intervenção educacional entre os testes de verificação da aprendizagem. A intervenção no grupo experimental utilizará o objeto digital de aprendizagem, enquanto que no grupo controle a intervenção terá o conteúdo ministrado pela disciplina, sem modificações. O teste de Qui-Quadrado será utilizado para verificar a homogeneidade dos grupos. Caso a normalidade seja encontrada na distribuição de alguma variável, a comparação entre suas médias será feita pelo teste t de Student. Não se encontrando a normalidade, será utilizado o teste não-paramétrico para comparação entre medianas do desempenho dos estudantes dos grupos experimental e controle através do teste de Mann-Whitney. As comparações intra grupos serão realizadas segundo teste não-paramétrico Wilcoxon ou paramétrico t pareado, com nível de significância igual a 0,05 (a = 0,05). Anterior período de pós-doutorado no exterior será realizada a etapa I e na instituição de ensino escolhida para desenvolver este estágio serão realizadas as etapas II, III e IV, que dispõe de pesquisadores experts em aspectos emocionais relacionados a formação de enfermeiros, além de dispor de tecnologia avançada, com simuladores de última geração para o cuidado de enfermagem neonatal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; AREDES, NATALIA DEL' ANGELO; FERNANDES, ANANDA MARIA; DA CUNHA BATALHA, LUIS MANUEL; AMADO APOSTOLO, JORGE MANUEL; AMADO MARTINS, JOSE CARLOS; RODRIGUES, MANUEL ALVES. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 2.
MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; VILELA DIAS, DANIELLE MONTEIRO; NOGUEIRA GOES, FERNANDA DOS SANTOS; SEIXAS, CARLOS ALBERTO; SILVAN SCOCHI, CARMEN GRACINDA; AMADO MARTINS, JOSE CARLOS; RODRIGUES, MANUEL ALVES. Development of the e-Baby Serious Game With Regard to the Evaluation of Oxygenation in Preterm Babies Contributions of the Emotional Design. CIN-COMPUTERS INFORMATICS NURSING, v. 32, n. 9, p. 428-436, SEP 2014. Citações Web of Science: 11.

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