Busca avançada
Ano de início
Entree

Adoção de IFRS e influência das regras tributárias sobre as práticas contábeis de divulgação no Brasil e na Austrália

Processo: 11/07281-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 09 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 08 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Sílvio Hiroshi Nakao
Beneficiário:Sílvio Hiroshi Nakao
Pesquisador Anfitrião: Sid Gray
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Sydney, Austrália  
Assunto(s):Contabilidade internacional   Conservadorismo (política)   Tributação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adoção de IFRS | Conservadorismo | Gerenciamento de resultados | Tributação | Contabilidade Internacional

Resumo

Juntamente com a adoção das normas internacionais de contabilidade por parte do Brasil em 2007, foi instituída também a chamada neutralidade tributária, desvinculando a prática de contabilidade para fins de divulgação das regras tributárias que ocorria até esse momento. Essa vinculação pode ter funcionado como um mecanismo de governança que pode ter servido aos interesses do fisco e de investidores em evitar informação enganosa. Se efetivamente funcionou, evitou-se a ocorrência de gerenciamento de resultados que implicasse em aumentos significativos no resultado. Com a adoção das normas IFRS, o mecanismo de vinculação é substituído por normas menos conservadoras. Entretanto, é possível que tenha ocorrido aumento nos níveis de gerenciamento de resultados, dada a maior liberdade discricionária. Possivelmente, países sem esse mecanismo de vinculação tiveram um processo de transição para IFRS com aumentos menos importantes de gerenciamento de resultados. O objetivo do trabalho é verificar os efeitos da adoção de IFRS em termos de gerenciamento de resultados e conservadorismo no Brasil e na Austrália, que têm práticas de divulgação influenciadas de modos diferentes pelas regras tributárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKAO, ILVIO HIROSHI; GRAY, SIDNEY J.. The Impact of IFRS in Brazil: The Legacy of Mandatory Book-tax Conformity. AUSTRALIAN ACCOUNTING REVIEW, v. 28, n. 4, p. 482-495, . (11/07281-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.