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O conceito de tempo musical em T. W. Adorno

Processo: 11/10237-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Safatle
Beneficiário:Eduardo Socha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/19389-2 - Tempo musical em Adorno, BE.EP.DR
Assunto(s):Estética (arte)   Tempo (música)   Filosofia da música
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | estética | Filosofia da Música | História da Filosofia Contemporânea

Resumo

A partir da constatação dos diversos modos de formalização da experiência estética do tempo na música de vanguarda do século 20, pretende-se analisar a consolidação da noção de tempo musical na filosofia da música adorniana. O escopo inicialmente adotado será sua crítica ao serialismo pós-Webern, o debate estabelecido com os compositores da "Escola de Darmstadt" nas décadas de 1950 e 1960, e seu conceito dialético de "música informal". Um duplo propósito orienta este projeto. Primeiramente, trata-se de esclarecer os referenciais teóricos mais gerais de temporalidade que Adorno mobiliza em seus escritos musicais, tomando por base a reciprocidade entre categorias filosóficas e categorias musicais que o filósofo sempre sustentou em sua abordagem intelectual. Nossa hipótese envolve, portanto, a maneira pela qual a história da filosofia e a história da música constituem, para Adorno, setores decisivos para a crítica convergente à progressiva espacialização e "destemporalização do tempo" (deve-se notar que este é o título de um sub-capítulo importante de Dialética Negativa, fazendo ecoar o perecimento do tempo subjetivo descrito em Filosofia da Nova Música). Em segundo lugar, trata-se de identificar no encaminhamento programático a uma "música informal" o ponto culminante da filosofia de Adorno no que se refere à sua atitude crítica em relação às orientações da vanguarda musical no pós-guerra. Notamos, com efeito, que a participação de Adorno nos cursos de Darmstadt entre 1950 e 1966 (onde atuou como diretor, conferencista e interlocutor) esteve alinhada à sua intensa produção voltada à música no período. Nesse sentido, acreditamos que a confrontação com os compositores de Darmstadt viabilizou uma ocasião decisiva para que o filósofo expusesse criticamente os parâmetros de seu conceito de tempo musical. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOCHA, Eduardo. Tempo musical em Theodor W. Adorno. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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