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Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional

Processo: 10/12646-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alberto Albuquerque Gomes
Beneficiário:Andréia Guilhen Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Identidade profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação inicial | Identidade profissional | representações sociais | Formação de professores

Resumo

Este estudo tem como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir esse assunto surgiu de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) em que os dados preliminares indicaram que grande número dos estudantes cursa Pedagogia por falta de opção, porque foram aprovados no vestibular e alguns nem sabem explicar as razões da escolha pelo curso. Isso resulta numa falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Assim sendo, temos como objetivo geral desse projeto analisar o processo de formação inicial indagando qual sua influência na construção das representações sociais sobre a profissão docente, sobre futuros alunos e sobre a escola e na construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, propomos uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia com as respostas dadas nos últimos anos do curso. Portanto, utilizaremos o mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos que participaram do projeto desenvolvido na Iniciação Científica em 2009 aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. A análise e tratamento dos dados serão realizados através de uma abordagem qualitativa, utilizando o software Alceste, e as questões fechadas do questionário serão tratadas com o auxílio do software SPSS. Optamos ainda pelo uso dos grupos de discussão que nos permitirá investigar as representações sociais dos alunos com mais profundidade. Acreditamos que estudar as Representações Sociais que futuros professores da Educação Infantil e Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental elaboram sobre a profissão docente, alunos e escola é um meio de avaliar as práticas formativas da formação inicial tendo em vista as exigências contemporâneas postas ao professor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Andréia Guilhen. Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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