Busca avançada
Ano de início
Entree

Documents: as relações entre antropologia e literatura em Georges Bataille

Processo: 11/04895-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Maria Victoria Gaburro de Zorzi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da antropologia   Literatura francesa   Sociologia

Resumo

Georges Bataille é um autor privilegiadamente estudado nos campos da Literatura e da Filosofia, mas pouco no campo da Antropologia. Portanto, ele é autor de uma obra de grande interesse para esta área, em função de um forte experimentalismo dos conceitos, da escrita e de uma vontade de borrar as fronteiras entre as disciplinas, através da compreensão totalisante da experiência do pesquisador e do escritor. Este projeto privilegiará um momento específico da produção e atuação de Bataille, a edição da revista Documents entre 1929 e 1930, da qual participaram importantes figuras das vanguardas artísticas e das ciências humanas. A revista foi um ponto de encontro e de discussão entre as mais variadas esferas do conhecimento, e a interferência de Bataille demonstrou o quanto esta convivência, por muitas vezes violenta, poderia trazer de avanços para os campos discursivos aparentemente dissociados. Mais detidamente, a reflexão que se pretende realizar portará sobre a presença da literatura e da antropologia no interior da obra de Georges Bataille em diálogo com as bases fundamentais da disciplina fundada por Durkheim e Mauss. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZORZI, Maria Victoria Gaburro de. O \"Dicionário\" de Documents (1929-1930) e a Antropologia de Georges Bataille. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.