Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função de receptores nicotínicos alfa7 na manutenção da memória de camundongos após indução de neurodegeneração

Processo: 11/07365-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Tânia Araújo Viel
Beneficiário:Milena Telles
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças neurodegenerativas   Colinérgicos   Memória animal   Plasticidade neuronal   Receptores nicotínicos

Resumo

Nas últimas décadas o aumento da longevidade foi observado na população em geral devido à melhoria da qualidade de vida. Atrelado a esse fenômeno, normalmente são observadas alterações fisiológicas inerentes ao processo e decorrentes de doenças crônicas e degenerativas. Essas alterações podem ter influência na perda da autonomia do indivíduo, influenciando sua qualidade de vida. A perda da memória é um claro exemplo relacionado à redução da capacidade do indivíduo de se autogovernar. Nesse contexto, a degeneração crônica de estruturas relacionadas ao processo de aprendizagem e memória leva a estados de demência progressiva com consequente declínio cognitivo, como o que ocorre na doença de Alzheimer. Resultados recentes do nosso grupo mostraram que a infusão do peptídeo ±²-amilóide (²-A) no ventrículo lateral de ratos acompanhada de treino semanal em esquiva ativa promoveu neurodegeneração cortical e hipocampal e redução parcial da capacidade de memorização. Esses animais também apresentaram um aumento da densidade de sítios de ligação para acetilcolina (ACh) nos receptores nicotínicos a7* em regiões cerebrais relacionadas a emoções e respostas de defesa, como a amígdala. A hipótese levantada é a de que o treinamento semanal promoveu a estimulação de novas vias neuronais, contribuindo para a manutenção da memória. Esse projeto irá investigar o papel dos receptores ± 7 para a manutenção da memória frente a um processo neurodegenerativo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES-LONGUI, MILENA; MOURELLE, DANILO; SCHOWE, NATALIA MENDES; CIPOLLI, GABRIELA CABETT; MALERBA, HELENA NASCIMENTO; BUCK, HUDSON SOUSA; VIEL, TANIA ARAUJO. alpha 7 nicotinic ACh receptors are necessary for memory recovery and neuroprotection promoted by attention training in amyloid-beta-infused mice. British Journal of Pharmacology, v. 176, n. 17 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.