Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de propriedades físico-químicas, mecânicas e biocompatibilidade de diferentes tipos de Cimento Portland e associações a radiopacificadores micro e nanoparticulados

Processo: 11/11292-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Mario Tanomaru Filho
Beneficiário:Roberta Bosso Martelo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Agregados   Nanotecnologia   Cimento Portland   Propriedades físico-químicas

Resumo

O Mineral Trióxido Agregado (MTA) apresenta o cimento Portland (CP) na sua composição básica. Aditivos e veículos podem ser adicionados ao CP para melhorar sua consistência e aplicabilidade clínica. O objetivo do presente estudo será avaliar propriedades físicas, mecânicas e biológicas do CP branco, suas modificações e associações. Serão avaliados inicialmente o CP branco e CPs modificados empregando os seguintes testes: tempo de presa, escoamento, resistência à compressão, quantidade de metais pesados e viabilidade celular por meio do teste MTT. Serão selecionados dois dentre os CPs modificados testados para realização de nova fase de avaliações dos mesmos acrescidos de diferentes agentes radiopacificadores - óxido de zircônio, óxido de nióbio, óxido de zinco nas formas micro a nanoparticuladas e óxido de bismuto microparticulado. O MTA será usado como controle. Para a análise de metais pesados será realizada análise em espectrofotometria de absorção atômica. No teste de compressão (n=6) será utilizada a máquina de testes mecânicos. Para determinar o tempo de presa (n=6) será utilizado teste padrão com agulha Gilmore. Para o teste de radiopacidade (n=6) serão realizadas radiografias juntamente com escala de alumínio. A avaliação da superfície (n=6) será realizada em microscopia eletrônica de varredura. O teste de escoamento (n=6) será baseado na norma ISO 6876, com variação na forma de mensuração dos espécimes. Para a mensuração de pH e cálcio (n=10), as avaliações serão realizadas por meio de um pH metro digital e espectrofotometria de absorção atômica, respectivamente. O teste de solubilidade (n=6) será dado em porcentagem de massa perdida pelo material após imersão em água. Os testes MTT e necrose/apoptose serão realizados a fim de avaliar a viabilidade das células após contato com esses materiais. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey, com nível de significância 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOSSO-MARTELO, ROBERTA; GUERREIRO-TANOMARU, JULIANE M.; VIAPIANA, RAQUELI; BERBERT, FABIO LUIZ C.; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO; TANOMARU-FILHO, MARIO. Physicochemical properties of calcium silicate cements associated with microparticulate and nanoparticulate radiopacifiers. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 20, n. 1, p. 83-90, JAN 2016. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTELO, Roberta Bosso. Avaliação de propriedades físicas, químicas e biológicas de cimentos Portland associados a radiopacificadores micro e nanoparticulados. 2014. 87 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.