Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do efeito de bactérias relacionadas às infecções endodônticas e seus bioprodutos na produção de citocinas e quimiocinas inflamatórias por fibroblastos e odontoblastos - in vitro.

Processo: 11/08360-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Alexandre Augusto Zaia
Beneficiário:Carolina Carvalho de Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Endotoxinas   Bactérias   Citocinas   Endodontia   Quimiocinas   Odontoblastos   Fibroblastos

Resumo

A polpa dentária contém uma heterogeneidade de células em sua composição, dentre elas destacam-se os fibroblastos e odontoblastos. Quando este tecido é agredido por bactérias e/ou seus bioprodutos, fibroblastos e odontoblastos podem secretar diversas citocinas e quimiocinas com objetivo de ativar e perpetuar o processo inflamatório para conter os agentes infecciosos. IL-1², TNF-±, IFN-³, PGE-2 e RANTES são proteínas secretadas por fibroblastos e odontoblastos envolvidas principalmente na origem e ativação do processo inflamatório. Este estudo objetiva analisar se o contato in vitro das bactérias S.mutans, P.gingivalis e E.faecalis e/ou seus bioprodutos com odontoblastos e fibroblastos estimulam a produção de citocinas e quimiocinas inflamatórias por estas células. O trabalho visa analisar também o grau de citotoxidade das bactérias e seus bioprodutos sobre odontoblastos e fibroblastos As proteínas serão quantificadas por meio de ELISA e Real Time - PCR e a viabilidade celular será avaliada por ensaio de MTT. Posteriormente aos experimentos, os dados serão submetidos a testes estatísticos específicos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Carolina Carvalho de Oliveira. Expressão e produção de IL-6, TNF-'alfa' e MCP-1 por fibroblastos (3T3) e odontoblastos (MDPC-23) após exposição a bactérias orais. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.