Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da restrição de sono sobre o desenvolvimento de síndrome metabólica em ratos

Processo: 11/50691-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Deborah Suchecki
Beneficiário:Daniel Paulino Venancio
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Síndrome metabólica   Tecido adiposo   Privação de sono

Resumo

Estudos epidemiológicos recentes indicam a ocorrência de redução das horas de sono em decorrência da pressão social e do trabalho. Essa redução vem expondo a importante associação entre a quantidade inadequada de sono e o aumento dos casos de obesidade na população. O aumento da massa corporal, em conseqüência do aumento de tecido adiposo, parece ter relação direta com o aumento da ingestão calórica em indivíduos cronicamente privados de sono. Entretanto, nos modelos animais de privação ou de restrição de sono, a qualidade do alimento permanece a mesma (ração comum). Portanto, este poderia ser um fator primordial para o insucesso no estabelecimento de um bom modelo animal de síndrome metabólica induzida pela restrição de sono. Este é o primeiro objetivo deste projeto, observar o possível ganho de peso em animais submetidos à restrição de sono com oferta de dietas hipercalóricas. Dados da literatura mostram que a privação de sono por um longo período de tempo, aumenta a expressão do neuropeptídeo Y, que é um dos principais mediadores do comportamento alimentar. Assim, o segundo objetivo deste projeto é estudar as alterações homeostáticas do circuito que controla o comportamento alimentar na vigência da redução do tempo de sono e oferta de dietas hipercalóricas. Para tanto serão realizados experimentos para determinação da expressão protéica de mediadores hipotalâmicos e periféricos de controle do comportamento alimentar e do metabolismo de açúcar e gorduras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENANCIO, DANIEL PAULINO; SUCHECKI, DEBORAH. Prolonged REM sleep restriction induces metabolic syndrome-related changes: Mediation by pro-inflammatory cytokines. BRAIN BEHAVIOR AND IMMUNITY, v. 47, n. SI, p. 109-117, JUL 2015. Citações Web of Science: 18.
MORAES, DANILO ALVES; VENANCIO, DANIEL PAULINO; SUCHECKI, DEBORAH. Sleep deprivation alters energy homeostasis through non-compensatory alterations in hypothalamic insulin receptors in Wistar rats. Hormones and Behavior, v. 66, n. 5, p. 705-712, NOV 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.