Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos serviços de atenção básica para o tratamento da tuberculose, São José do Rio Preto, 2011

Processo: 11/08381-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Anneliese Domingues Wysocki
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Serviços básicos de saúde   Pesquisa sobre serviços de saúde   Tuberculose

Resumo

A descentralização e incorporação das ações de controle da tuberculose (TB) para os serviços de Atenção Básica vem ocorrendo gradualmente por prever que a organização desses serviços pode ser estratégica para o manejo da doença. Entretanto, os resultados epidemiológicos alcançados ainda estão distantes dos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo do estudo é avaliar os serviços de Atenção Básica para o tratamento dos doentes de TB em São José do Rio Preto -SP, 2011. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, do tipo exploratório. Serão unidades de observação os serviços de Atenção Básica do município. Para a coleta de dados será realizada análise documental dos prontuários, livro e formulários de acompanhamento dos doentes; levantamentos do sistema TB-WEB e por meio de aplicação de instrumento de coleta de dados à informantes chave (profissionais de saúde envolvidos com o tratamento dos doentes de TB nestes serviços). O instrumento foi elaborado com base nas definições dos componentes da avaliação da qualidade dos serviços de saúde estrutura, processo e resultado e foram atribuídas pontuações de diferentes pesos às suas categorias avaliativas e suas respectivas questões. Para verificar adequação e precisão dos itens e pontuações o instrumento passará por uma validação de conteúdo. Os serviços serão classificados como satisfatórios e insatisfatórios de acordo com sua a estrutura, atenção proporcionada e resultados. A análise dos dados será realizada por meio de análise exploratória (distribuição de frequências absolutas e relativas) e teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher. O estudo tem importância por possibilitar a análise da incorporação das ações de tratamento da TB para as UBS e USF em São José do Rio Preto a fim de oferecer subsídios para a melhoria e qualificação da atenção ao doente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANNELIESE DOMINGUES WYSOCKI; MARIA AMÉLIA ZANON PONCE; MARIA EUGÊNIA FIRMINO BRUNELLO; ALINE ALE BERALDO; SILVIA HELENA FIGUEIREDO VENDRAMINI; LÚCIA MARINA SCATENA; ANTONIO RUFFINO NETTO; TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA. Atenção Primária à Saúde e tuberculose: avaliação dos serviços. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 20, n. 1, p. -, Mar. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WYSOCKI, Anneliese Domingues. Tratamento da tuberculose: avaliação dos serviços da atenção básica em São José do Rio Preto - SP. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.