Busca avançada
Ano de início
Entree

A geografia dos restaurantes étnicos de Porto Alegre/RS

Processo: 11/02972-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marcos Aurelio Saquet
Beneficiário:Carmen Janete Rekowsky
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento regional   Alimentação   Restaurantes

Resumo

A alimentação, em suas dimensões material e simbólica, é um dos temas para estudar manifestações da cultura no espaço. Os restaurantes italianos e alemães na cidade de Porto Alegre são nosso objeto de estudo. Eles estão relacionados à forte migração europeia dos séculos XIX e XX para o Rio Grande do Sul e à mundialização da indústria agroalimentar e distribuição de alimentos em grande escala, expressando movimentos temporal e espacialmente distintos. Assim, perguntamos: como as geografias simbolicamente representadas pelos restaurantes étnicos, distantes no tempo e/ou no espaço, manifestam-se no local? O objetivo geral é investigar a organização dos restaurantes italianos e alemães em relação à construção do espaço geográfico e à (re)produção material e simbólica de geografias temporalmente e/ou espacialmente distantes. Entre as hipóteses, consideramos que as representações geográficas desempenham um papel importante na distinção e particularização dos restaurantes étnicos, inclusive aqueles que se intitulam italianos e alemães, e que tais restaurantes surgem a partir de dois processos diferentes e combinados: a migração europeia e a mundialização da indústria agroalimentar. Entre os procedimentos metodológicos a serem adotados está a aplicação de questionários e a realização de entrevistas qualitativas com proprietários de restaurantes e representantes do setor; juntamente com a análise das propagandas, decorações, serviços oferecidos, cardápios e nomenclaturas. A abordagem geográfica da comida e dos restaurantes étnicos possibilita compreender como são constituídas, no local, geografias distantes no espaço e/ou no tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REKOWSKY, Carmen Janete. A geografia dos restaurantes alemães de Porto Alegre-RS. 2013. 216 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.