Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de híbridos orgânico-inorgânicos luminescentes para aplicação em ensaios biológicos

Processo: 11/05182-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Maria Pires
Beneficiário:Marlon Larry Laranja
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/00880-0 - Nanomarcadores e sondas luminescentes contendo íons terras raras, AP.JP
Assunto(s):Imunoensaio   Processo sol-gel   Terras raras

Resumo

Materiais luminescentes ou luminóforos têm grande potencial de aplicação em dispositivos de emissão em geral e na área biológica, devido sua capacidade de converter energia. Complexos de íons lantanídeos por possuírem propriedades adequadas tem se destacado na preparação de marcadores biológicos, e em geral essas propriedades são atribuídas à transferência de energia intramolecular do ligante e do íon lantanídeo, conhecido como "efeito antena". A incorporação de complexos de íons lantanídeos em matrizes de sílica gel leva a formação de materiais híbridos orgânico-inorgânicos, que são divididos em duas classes de acordo com o tipo de interação existente entre a parte orgânica e inorgânica, sendo o método sol gel o mais utilizado para sua síntese. Esses materiais híbridos apresentam as propriedades necessárias para a conjugação com biomoléculas, ou seja, produção de uma ligação estável entre a matriz e as biomoléculas e a manutenção das características específicas das espécies imobilizadas. Marcadores que utilizam o processo up-conversion apresentam algumas vantagens em comparação com as de down-conversion. Íons Er3+ podem apresentar esses dois processos, onde o primeiro apresenta maior sensibilidade à presença de centros dissipadores de energia, que pode ser compensada por uma excitação indireta da matriz ou pela adição de um sensibilizador, como por exemplo, Yb3+. Dessa forma, o projeto tem como objetivo a investigação de sistemas híbridos orgânico-inorgânicos, contendo íons Er3+ com a presença ou não do sensibilizador Yb3+, para estudo da sua viabilidade como marcadores luminescentes em imunoensaios, complexado em ligantes do tipo Base de Schiff suportados em matriz de sílica gel e posteriores estudos de protocolos de conjugação com albumina e streptavidina, utilizando reagentes de ligação cruzada (glutaraldeido ou EDC). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LARANJA, Marlon Larry. Síntese e caracterização de híbridos orgânico-inorgânicos luminescentes para aplicação em ensaios biológicos. 2013. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.