Busca avançada
Ano de início
Entree

Miogênese e regeneração do músculo esquelético: possível modulação pelo ácido linoléico

Processo: 11/06815-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Phablo Sávio Abreu Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02963-2 - Modulação da inflamação e resistência à insulina pelos ácidos graxos ômega-3 e palmitoleato, AP.TEM
Assunto(s):Sistema musculoesquelético   Regeneração muscular   Ácido linoleico

Resumo

Lesões musculares graves, como a laceração, apresentam regeneração incompleta e comprometimento significativo da função do músculo esquelético. A melhora na recuperação de lesões musculares é atribuída a diferenciação das células-tronco musculares em novas fibras musculares. O objetivo do presente projeto é investigar o efeito do ácido linoléico na regeneração do músculo esquelético. A laceração será feita no músculo gastrocnêmio de ratos. Após 28 dias da lesão muscular, será realizada a análise do conteúdo de marcadores de regeneração muscular (miosina neonatal e desmina), fibrose (vimentina e alfa-smooth actina), análise histológica ((fibras com mionúcleo centralizado, número de capilares e área de fibrose) e teste de função muscular. Investigaremos também o possível papel modulador dos ácidos graxos ômega-6 (linoléico e araquidônico) na: proliferação e diferenciação das células-tronco musculares in vitro; os efeitos da inibição da ciclo-oxigenadse (COX), delta-5 e delta-6 dessaturase também serão investigados. Evidências preliminares foram obtidas de que os ácidos graxos como o ácido oléico acelera a diferenciação muscular in vitro através da modulação da sinalização do Notch e da Beta-Catenina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABREU, PHABLO; DIOGENES MENDES, SAVIO VICTOR; CECCATTO, VANIA MARILANDE; HIRABARA, SANDRO MASSAO. Satellite cell activation induced by aerobic muscle adaptation in response to endurance exercise in humans and rodents. Life Sciences, v. 170, p. 33-40, FEB 1 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Phablo Sávio Abreu. Efeito dos ácidos linoleico e oleico na regeneração do músculo gastrocnêmio de ratos após laceração.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.