Busca avançada
Ano de início
Entree

Precisão das técnicas de moldagem para implantes angulados em maxila

Processo: 11/07177-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Mollo Júnior
Beneficiário:Juliano de Alencar Vasconcelos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária

Resumo

A literatura descreve que a utilização de implantes inclinados na maxila, rente à parede anterior do seio maxilar, permite evitar cirurgias de enxertia do seio maxilar, trazendo como vantagens adicionais uma melhor distribuição de implantes em casos desfavoráveis, aumenta a extensão e resistência da prótese. O assentamento passivo é um dos pré-requisitos mais importantes na reabilitação oral sobre implantes com carga imediata e na manutenção da osseointegração. Devido à importância da obtenção de passividade no sucesso de reabilitações protéticas sobre implantes, da não observância de consenso sobre as técnicas de moldagens e da ausência de trabalhos que avaliem a moldagem em reabilitações baseados no conceito "All-on-4", o presente estudo tem por objetivo analisar "in vitro" a precisão de diferentes métodos de moldagem em reabilitações protéticas sobre implantes angulados instalados em um modelo anatômico metálico de maxila desdentada. Serão variáveis do presente estudo os tipos de moldeiras (Metálica e Plástica), a técnica de moldagem (Aberta e Fechada) e os métodos de união dos transferentes quadrados (Sem união, unidos com bastões de resina Pattern pré-fabricados e com bastões metálicos unidos com cianoacrilato e resina Pattern). Após a obtenção dos moldes (ExpressTM XT 3M/ESPE), os mesmos serão vazados com gesso tipo IV (Fuji-Rock EP) sob espatulação à vácuo. Estruturas metálicas confeccionadas sobre as matrizes metálicas serão parafusadas nos modelos obtidos. Na presença de fendas, as medições serão feitas por um programa (Leica QWin) que receberá as imagens de uma câmara de vídeo acoplada a uma lupa Leica (100X). Não obstante, espera-se entender o comportamento das técnicas de moldagem para próteses implantossuportadas em modelo anatômico metálico de maxila.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANO DE ALENCAR VASCONCELOS; SABRINA MARIA CASTANHARO; MONICA ESTEFANIA TINAJERO ARONI; RAPHAEL FERREIRA DE SOUZA BEZERRA ARAÚJO; MARIA SILVIA MAURICIO RIGOLIN; LUCAS PORTELA OLIVEIRA; FRANCISCO DE ASSIS MOLLO JÚNIOR. Accuracy of implant impression using a multifunctional guide in the All-on-Four treatment concept. Revista Cubana de Estomatología, v. 57, n. 4, p. -, Dez. 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCONCELOS, Juliano de Alencar. Precisão das técnicas de moldagem para implantes angulados em maxila. 2013. 93 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.