Busca avançada
Ano de início
Entree

Notícias insurgentes. Política, escravidão e imprensa periódica em Cuba no contexto das independências ibero-americanas (1810-1823)

Processo: 11/02312-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Fernanda Bretones Lane
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/23382-0 - Notícias insurgentes: política, escravidão e imprensa periódica em Cuba no contexto das independências ibero americanas (1810-1823), BE.EP.MS
Assunto(s):Escravidão   Cuba

Resumo

A pesquisa tem por objeto a relação entre escravidão e independência na Capitania Geral de Cuba nas primeiras décadas do século XIX. O objetivo central é analisar como foram recebidas ali as notícias relativas às conturbações políticas que despontavam na América de colonização ibérica a partir de 1810 (quando a ocupação napoleônica na Península que deu lugar a uma série de eventos que transformariam de maneira decisiva as relações entre as duas partes do Império espanhol). Pretende-se entender a fidelidade cubana à monarquia espanhola e a consequente permanência do sistema colonial nesta ilha num contexto de intensas transformações e reordenamento político no mundo ocidental - com atenção especial ao mundo iberoamericano -, um caminho que contrasta com a insurgência e guerras independentistas observadas em grande parte dos antigos domínios coloniais ibéricos no Novo Mundo. Para tanto, serão analisados periódicos da época a fim de identificar o modo como foram percebidos e noticiados em Cuba tais acontecimentos. A particularidade da escravidão em Cuba formará o prisma para enxergar e entender o porvir político cubano à luz dos eventos acima mencionados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANE, Fernanda Bretones. Notícias insurgentes: política, escravidão e imprensa periódica em Cuba no contexto das independências ibero-americanas (1810-1823). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.