Busca avançada
Ano de início
Entree

Relatividade no Ensino Médio utilizando uma sequência de ensino-aprendizagem

Processo: 11/04490-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Jorge Luiz Nicolau Junior
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/01676-5 - Sequência de ensino-aprendizagem de relatividade restrita: estudo de habilidades estruturantes, BE.EP.MS
Assunto(s):Ensino de ciências   Física moderna   Relatividade geral   Ensino médio

Resumo

Este projeto pretende desenvolver, testar e validar uma sequência de ensino-aprendizagem de Relatividade einsteiniana para o ensino médio com vista em uma dupla finalidade. A primeira é desenvolver um conjunto de ferramentas objetivas para professores de Física que desejem inovar suas práticas em sala de aula adotando um conteúdo de Física Moderna e Contemporânea. A segunda é desenvolver pesquisa e conhecimento para a comunidade científica, tendo em vista os obstáculos didático-pedagógicos e os obstáculos epistemológicos presentes nas relações didáticas que envolvam os conteúdos que pretendemos abordar. (AU)