Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de bloqueadores de P2X7R e ativadores de PGC-1 combinados à terapia celular em modelo animal de Doença de Parkinson

Processo: 11/09852-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Alexander Henning Ulrich
Beneficiário:Enéas Galdini Ferrazoli
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos neuroprotetores   Neuroproteção   Doença de Parkinson   Receptores purinérgicos   Neurofisiologia   Terapia baseada em transplante de células e tecidos

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada em parte pela perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra e suas projeções para o estriado, causando vários déficits motores. Atualmente, o tratamento mais utilizado é a administração de L-DOPA, porém essa droga apresenta eficácia limitada e diversos efeitos colaterais, como as discinesiasFoi demonstrado recentemente que receptores de P2X7 participam de vias envolvidas na neurodegeneração e sua expressão pode ser regulada pela ativação de PGC-1±, uma proteína envolvida no controle da bioenergética celular que bloqueia a perda de neurônios dopaminérgicos em modelos celulares da DP. Portanto, esse mecanismo pode ser um novo alvo terapêutico no tratamento da DP.Outra opção promissora para o tratamento da DP é a substituição celular, utilizando células-tronco neurais. O presente projeto visa utilizar células-tronco neurais concomitantemente com bloqueadores de P2X7R e ativadores de PGC-1± em modelos animais de DP. Visamos também avaliar se a ativação de PGC-1± leva à inibição do P2X7R e à neuroproteção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZOLI, ENEAS G.; DE SOUZA, HELLIO D. N.; NASCIMENTO, ISIS C.; OLIVEIRA-GIACOMELLI, AGATHA; SCHWINDT, TELMA T.; BRITTO, LUIZ R.; ULRICHT, HENNING. Brilliant Blue G, But Not Fenofibrate, Treatment Reverts Hemiparkinsonian Behavior and Restores Dopamine Levels in an Animal Model of Parkinson's Disease. CELL TRANSPLANTATION, v. 26, n. 4, SI, p. 669-677, 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.