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O cotidiano de crianças de 0 a 3 anos de uma comunidade rural: significações e práticas familiares

Processo: 11/04040-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Marcella Oliveira Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Infância   Comunidade rural   Família rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cotidiano | Criança pequena | familia | Territórios rurais | Infâncias no/do campo

Resumo

Apesar dos avanços no conhecimento sobre a criança de 0 a 3 anos de idade e das suas possíveis implicações nas práticas cotidianas, esses sujeitos, de acordo com a literatura da área, continuam invisíveis aos olhos da ciência, das políticas públicas e da história da infância. Quando se trata das crianças moradoras em territórios rurais, essas (in) visibilidades são mais intensas. Este projeto tem como objetivo compreender como é o cotidiano das crianças de 0 a 3 anos de idade, moradoras de uma comunidade rural, localizada num município da mesorregião de Franca, com população em torno de 7000 habitantes. Como objetivos específicos, propõe investigar as significações da família sobre a criança pequena no contexto do campo, assim como os modos como organiza seu dia-a-dia em relação à educação e ao cuidado desta criança. Participarão do estudo famílias que tenham filhos de 0 a 3 anos. A coleta de dados se dará por meio de: (1) aplicação de questionários com as famílias com crianças de 0 a 3 anos; (2) permanência da pesquisadora no contexto investigado por um período de quatro semanas junto a três famílias focais escolhidas, sendo uma criança de cada faixa etária (0 a 1 ano, 1 a 2 anos e 2 a 3 anos); (3) registro de campo da vivência na casa das famílias; (4) entrevistas individuais com os pais das crianças. O material empírico será tratado por meio de leituras exaustivas visando o estabelecimento das categorias de análise. O projeto se fundamenta no referencial teórico-metodológico da Rede de Significações (RedSig), em diálogo com as colaborações de Ezpeleta e Rockwell. Apesar do referencial seguido no projeto indicar que as categorias emergem principalmente a partir do diálogo com os dados da pesquisa, prevê-se antecipadamente alguns eixos de análise: concepção sobre a criança de 0 a 3 anos do campo; organização de espaços e tempos para as crianças de 0 a 3 anos de idade; participação das crianças nas atividades da comunidade rural junto com a família; significação do cuidado e da educação da criança de 0 a 3 anos de idade em assentamento. O tratamento para o questionário se dará por uma categorização geral qualitativa e quantitativa dos dados. Os diários de campo e as entrevistas serão tratados mediante o estabelecimento de categorias de análise, que emergirão durante e após o "mergulho" da pesquisadora na situação investigada. Pretende-se com esse estudo contribuir para as discussões sobre as infâncias no/do campo ao dar visibilidade aos aspectos do cotidiano das crianças de 0 a 3 anos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Marcella Oliveira. O cotidiano de crianças de 0 a 3 anos e suas famílias de uma comunidade rural assentada: significações e práticas familiares. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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