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Análise da construção da imagem de Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010

Processo: 11/10608-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Fernando Antônio Farias de Azevedo
Beneficiário:Mércia Kaline Freitas Alves
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Campanha eleitoral   Eleições (processo político)   Meios de comunicação

Resumo

A televisão tem importância central na comunicação de massa no Brasil. Em períodos eleitorais, essa centralidade se acentua, uma vez que os eleitores conhecem os candidatos principalmente por meio da exposição na TV. As democracias de massa vêm passando, desde os anos 80, por um processo constante de modernização das campanhas eleitorais fazendo com que estas sejam redefinidas para se adequarem aos novos padrões midiáticos. Nesse novo contexto, a imagem do candidato é de extrema importância, pois predomina a personalização da política em detrimento da ideologia partidária ou dos programas partidários. O objetivo ao qual a pesquisa se propõe é o de analisar a construção da imagem política da então candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff , usando como unidade de análise os programas eleitorais do PT no Horário Político de Propaganda Eleitoral e a veiculação dos spots exibidos durante a campanha do primeiro turno das eleições presidenciais de 2010.