Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial antimicrobiano de Casearia Sylvestris frente a micro-organismos causadores da cárie dental e estudo do efeito de formulação de enxaguatório bucal com extrato bioativo sobre a cor de material restaurador odontológico

Processo: 11/07328-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Niege Araçari Jacometti Cardoso Furtado
Beneficiário:Amanda Henriques Cavalheiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Cárie dentária   Casearia sylvestris   Microbiologia

Resumo

A Casearia sylvestris possui diversos nomes populares, mas é mais conhecida por guaçatonga. Este vegetal é usado na cultura popular com diversas finalidades, como antimicrobiano, anti-inflamatório, entre outras. Entre os constituintes já isolados e identificados desta espécie vegetal estão os diterpenos, os quais apresentam atividade antimicrobiana. A atividade antimicrobiana também tem sido associada a dois constituintes derivados do ácido gálico. A microbiota bucal é uma das mais complexas de todo o corpo humano. Mais de 700 espécies bacterianas já foram detectadas através de métodos moleculares. Um dos agentes químicos muito utilizados contra micro-organismos bucais causadores de cárie é a clorexidina. No entanto, quando usada por um longo período, a clorexidina apresenta efeitos colaterais indesejáveis, como: manchas nos dentes e restaurações, alterações no paladar, descamação epitelial e sensação de queimação na língua. Fundamentados no fato da espécie vegetal Casearia sylvestris ser considerada uma fonte promissora de substâncias com atividade antimicrobiana, pretende-se obter extratos de Casearia sylvestris por métodos extrativos (infusão, decocção, maceração e percolação) e sistemas solventes diferentes (água e etanol absoluto em diferentes concentrações), bem como obter o óleo essencial das folhas (usando o aparelho de Clevenger), para selecionar o extrato mais ativo por meio da avaliação da atividade antimicrobiana frente a micro-organismos causadores da cárie dental. Após a seleção do extrato mais ativo, o mesmo será incorporado em formulação de enxaguatório bucal para avaliação do efeito do mesmo sobre a cor de material restaurador odontológico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA HENRIQUES CAVALHEIRO; ANA PAULA TEROSSI GODOI; TATIANE CRUZ DE CARVALHO; ALMA BLASIDA CATIRSE; NIEGE ARAÇARI JACOMETTI CARDOSO FURTADO. Antimicrobial potential of Casearia sylvestris against oral bacteria. Rev. odontol. UNESP, v. 45, n. 4, p. 214-218, Ago. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.