Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo da construção referencial da hiperonímia nos contextos patológicos e não patológicos

Processo: 11/04578-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Janaina Olsen Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística   Doença de Alzheimer   Afasia

Resumo

Sob uma abordagem sociocognitiva da linguagem, este projeto pretende investigar e analisar as estratégias de construção textual da referência por hiperonímia utilizadas por afásicos, por indivíduos com a Doença de Alzheimer em fase inicial e por indivíduos sem qualquer prejuízo neurológico, a partir de co-hipônimos a eles apresentados. A análise das estratégias empregadas pelos informantes na construção da hiperonímia, bem como a comparação entre elas e aquelas utilizadas pelo grupo de controle (indivíduos não afásicos e não Alzheimer), constitui a investigação científica pretendida propriamente dita. Tendo como principal motivação a necessidade de um melhor entendimento acerca das relações entre linguagem e cognição, a pesquisa fundamenta-se, do ponto de vista teórico-metodológico, em três domínios: o da Semântica, o da Linguística Textual e o da Neurolinguística. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Janaina Olsen. Estratégias de categorização em contextos patológicos e não patológicos : construções referenciais através da hiperonímia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.