Busca avançada
Ano de início
Entree

Folk music e direitos civis nos Estados Unidos (1945-1960)

Processo: 11/08989-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Tania da Costa Garcia
Beneficiário:Mariana Oliveira Arantes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História dos Estados Unidos   Música popular   Estados Unidos   Folclore

Resumo

Ao longo do século XX, compositores e intérpretes de música folclórica dos Estados Unidos desenvolveram um repertório de temática variada que ia desde histórias humoradas, desastres no mundo do trabalho, assassinatos e heróis legendários nas canções baseadas na tradição européia trazida pelos imigrantes, até músicas de trabalho e adaptações de hinos protestantes realizadas por afro americanos. Por meio de apresentações ao vivo, gravações e publicações, tais artistas inseriram no repertório questões sociais como o trabalho, bem como expressaram um posicionamento político marcado por aproximações às lutas por igualdade e direitos civis de determinados grupos sociais, envolvendo os artistas nas discussões raciais e trabalhistas que marcaram a sociedade estadunidense. Após a emergência dos Estados Unidos como a nação hegemônica entre os países do Ocidente, com o fim da Segunda Grande Guerra, o movimento pelos direitos civis tornou-se evidente nos espaços públicos e meios de comunicação. Apesar do discurso democrático propagado, internamente, a democracia mostrava-se restrita em uma sociedade marcada pela segregação racial e demais formas de desigualdade social. Particularmente esse período pós-guerra é central ao nosso trabalho, deste modo, nosso recorte temporal estende-se de 1945 até 1960. A presente proposta de pesquisa objetiva analisar as relações dos atores sociais envolvidos na criação e divulgação do repertório folclórico com o movimento pelos direitos civis. Como documentação utilizaremos os exemplares de duas revistas dedicadas a difundir as canções e intérpretes da Folk Music: People's Song e Sing Out!; publicados entre os anos de 1945 e 1960, escritos de representantes da Folk Music como Woody Guthrie e Pete Seeger, bem como um corpus documental sonoro, composto por discos lançados pelo selo discográfico FolkWays Records no período.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Mariana Oliveira. Canto em marcha : música folk e direitos civis nos Estados Unidos (1945-1960). 2014. 253 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Humanas e Sociais..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.