Busca avançada
Ano de início
Entree

Na trama das identidades: vida e trabalho no corte de cana em Sergipe

Processo: 10/51745-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Nadya Araujo Guimarães
Beneficiário:Jaime Santos Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Identidades

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos constitutivos de identidades de trabalho quando este é sazonal, tomando como caso o complexo sucroalcooleiro. Pretende-se aqui fixar o interesse analítico no tema dos elos entre a experiência do trabalho e os processos de construção identitária. Em outras palavras, na relação entre vida e trabalho, que privilegia os nexos entre experiência, representações e identidades, mas que as especifica e as observa nas condições do trabalho sazonal. O espaço de realização da pesquisa situar-se-á no Estado de Sergipe, uma fronteira de expansão dessa atividade econômica, pólo de atração para trabalhadores de outras localidades, cujo padrão ainda não foi estudado; assim, o estudo provera resultados que será confrontado com o que sabemos sobre as outras áreas do país, mais amplamente estudadas, como o Sudeste. A pesquisa de campo se dará em todas as cinco usinas existentes. O desenho metodológico será de tipo qualitativo, fortemente ancorado em entrevistas biográficas com trabalhadores, ocupados em distintas atividades e selecionados controlando atributos como condição de gênero, geracional e origem. Observação direta dos espaços de trabalho e de vida extra-trabalho, tanto quanto material quantitativo sobre as usinas, sua produção e perfil dos efetivos, serão igualmente importantes para ajudar a compor um mosaico onde essas identidades são formadas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Jaime Santos. Na trama das identidades: vida e trabalho no corte de cana em Sergipe. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.