Busca avançada
Ano de início
Entree

O trabalho em cena: profissionais do teatro na cidade de São Paulo

Processo: 11/04812-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Nadya Araujo Guimarães
Beneficiário:Ana Carolina Silva Andrada
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Sociologia da arte   Mercado de trabalho   Teatro   Trabalho

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar a estrutura do mercado de trabalho artístico na cidade de São Paulo, mais especificamente, aquele que congrega os atores de teatro. A partir de uma perspectiva relacional, que considera o mercado de trabalho artístico como uma estrutura social em que atores estão constantemente em relação, construindo, ao mesmo tempo, o próprio campo e as suas trajetórias individuais, pretende-se entender como determinados ofertantes de trabalho artístico se reúnem em projetos ao longo de sua carreira e se é possível vislumbrar padrões de relação entre esses indivíduos. Mais que isso, interessa entender como esses padrões estão associados às experiências ocupacionais desses artistas. Para tanto, serão coletados dados sobre as produções teatrais paulistanas realizadas nos últimos cinco anos. Esses dados serão analisados por meio de ferramentas de análise de redes e análise de agrupamentos. Serão também realizadas entrevistas com artistas que atuam neste mercado de trabalho. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADA, Ana Carolina Silva. A organização do trabalho artístico a partir da construção de um campo de ação estratégica: o Teatro de Grupo paulistano e a Lei de Fomento ao Teatro. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.