Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do hormônio 17B-estradiol na gametogênese dos órgãos de Bidder e testículos e no metabolismo hepático em machos de Rhinella schneideri (Anura: Bufonidae)

Processo: 10/12939-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Classius de Oliveira
Beneficiário:Juliane Silberschmidt Freitas
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bufonidae   Testículo   Gametogênese   Transtornos do desenvolvimento sexual

Resumo

O hermafroditismo, embora bem documentado em peixes, é considerado bastante raro entre os tetrápodas. Porém, sabe-se que entre os anfíbios a característica mais próxima para tal acontecimento ocorre entre bufonídeos, os quais apresentam órgão de Bidder. Esse órgão é localizado na extremidade cranial dos testículos e possui a capacidade de produzir células germinativas femininas mesmo quando presente em machos. Autores relatam que o órgão de Bidder é constituído por uma massa de tecido ovariano vestigial que pode tornar-se funcional em certas circunstâncias. Dessa maneira, o projeto tem como objetivo avaliar o efeito de curto prazo e de exposição prolongada do hormônio 17²-estradiol sobre as células germinativas do órgão de Bidder e testículos de machos de Rhinella schneideri. Serão utilizados 40 exemplares machos da espécie R. schneideri, coletados em lagoas permanentes e sazonais na região de São José do Rio Preto - SP, Brasil durante o período de janeiro e fevereiro de 2011. Os animais serão tratados com 17²-estradiol, sob dosagem 2mg/kg, o qual será aplicado por via subcutânea em dias alternados. Os animais serão analisados após um período de 3, 7, 15 e 30 dias de tratamento, visando esclarecer o efeito do hormônio na gametogênese feminina e masculina dentro de uma linearidade temporal. Serão realizadas descrições do órgão de Bidder, dos testículos e do fígado, bem como análise quantitativa das células germinativas femininas e masculinas. Pesquisas desta natureza apresentam contribuições relevantes sobre a biologia reprodutiva desses animais, visando esclarecer aspectos morfológicos e fisiológicos dos bufonídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILBERSCHMIDT FREITAS, J.; FRANCO-BELUSSI, L.; DE OLIVEIRA, C. Morphological and histochemical studies of Bidder's organ in Rhinella schneideri (Amphibia: Anura) males. ITALIAN JOURNAL OF ZOOLOGY, v. 82, n. 4, p. 479-488, OCT 2 2015. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Juliane Silberschmidt. Efeito do hormônio 17β-estradiol na gametogênese dos órgãos de Bidder e testículos e no tecido hepático em machos de Rhinella schneideri (Anura: Bufonidae). 2013. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.