Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do stress de retículo no processo de morte celular em neutrófilos de ratos diabéticos

Processo: 10/12818-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Tatiana Carolina Alba Loureiro
Beneficiário:Wilson Mitsuo Tatagiba Kuwabara
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05349-9 - Possíveis evidências da participação do retículo endoplasmático e da mitocôndria na morte de HL-60 diferenciada em neutrófilo sob condição de hiperglicemia, BE.EP.MS
Assunto(s):Fenômenos fisiológicos celulares   Diabetes mellitus   Morte celular   Neutrófilos

Resumo

Recentemente, verificou-se que a participação do retículo endoplasmático no processo de morte celular. Essa organela pode apresentar-se sob condição de estresse devido a alterações na formação de proteínas, além de ser outro possível sítio de produção de EROs, além da NADPH oxidase e da própria mitocôndria, e exacerbar a cascata de reações decorrentes do estresse de retículo. Dessa forma, o presente projeto visa investigar a possível participação do estresse de retículo no processo de morte celular em neutrófilos de animais diabéticos através da avaliação dos retículos endoplasmáticos em neutrófilos através de microscopia de fluorescência; avaliação dos possíveis sítios de produção de espécies reativas de oxigênio pelos neutrófilos através da sonda amplex red na presença de inibidores da NADPH oxidase ou PKC; ou inibidores dos complexos I, III, IV ou V da cadeia respiratória mitocondrial; ou inibidor de participação do estresse de RE ou indutores de estresse de RE; verificação da atividade das caspases 3, 4, 7 e 12 em neutrófilos através de espectrofluorimetria; avaliação do conteúdo e possíveis ativações ou clivagens da chaperona Bip (GRP78), IRE1, PERK, ATF-6, ATF-4, eIF2-± e ERO1 envolvidos no estresse de retículo através da técnica de Western Blotting e verificação da expressão gênica de Bip, IRE-1, PERK, ATF-6, XBP-1 e CHOP através de PCR tempo real. Esse estudo visa compreender melhor a participação do RE no complexo processo de morte celular em neutrófilos de animais diabéticos e a possível interação com outros sítios intracelulares importantes no processo para esses fagócitos, como mitocôndrias e NADPH oxidase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TATAGIBA KUWABARA, WILSON MITSUO; CURI, RUI; ALBA-LOUREIRO, TATIANA CAROLINA. Autophagy Is Impaired in Neutrophils from Streptozotocin-Induced Diabetic Rats. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, JAN 20 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUWABARA, Wilson Mitsuo Tatagiba. Participação do estresse de retículo endoplasmático no processo de morte celular em neutrófilos de ratos diabéticos.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.