Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre o desempenho de crianças com DEL em testes de memória de trabalho fonológica, de processamento auditivo temporal e de atenção sustentada

Processo: 10/13880-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Rocha de Vasconcellos Hage
Beneficiário:Lidiane Yumi Sawasaki
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia da fala e linguagem

Resumo

Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) é um quadro persistente que em linhas gerais apresenta: simplificações fonológicas não observadas no processo normal de aquisição de linguagem, vocabulário restrito, dificuldade em adquirir novas palavras, estruturação gramatical simplificada e pouco variada e ordenação de palavras de forma não usual. Hipóteses vem sendo apontadas para explicar as dificuldades linguísticas nos quadros de DEL, dentre elas, limitações nas habilidades de Processamento Auditivo Temporal (PAT) com limitações em processar "elementos acústicos curtos" e na capacidade de processamento da memória verbal, apresentando capacidade de armazenamento fonológico diminuída, dificuldade de compreensão de sentenças, e falta de atenção. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar o desempenho de crianças com DEL em testes de Memória de Trabalho Fonológica (MTF), de PAT e de Atenção Sustentada e se há associação entre o desempenho em testes de MTF, PAT e Atenção Sustentada em crianças com DEL. Serão selecionadas 20 crianças com idades entre 7 e 11 anos, de ambos os gêneros com diagnóstico de DEL na qual serão aplicados os testes de MTF padronizado para a população adequada, de PAT (RGDT) e de Atenção Sustentada (THAAS). Será realizada análise estatística descritiva, com frequência absoluta (n) e relativa (%) para a análise do desempenho nos testes de MTF, de PAT e de Atenção Sustentada e o teste de McNemar para verificar a associação entre os testes de MTF, de PAT e de Atenção. Em todos os testes estatísticos será adotado nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAWASAKI, Lidiane Yumi. Distúrbio específico de linguagem: desempenho em testes de memória de trabalho fonológica e de habilidades auditivas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.