Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do inibidor de proteinase de origem vegetal (CrataBL) na lesão pulmonar induzida pela elastase em camundongos C57Bl6

Processo: 11/01165-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Leandro Vilela Oliva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enfisema pulmonar   Lectinas   Purificação de proteínas

Resumo

A DPOC é hoje uma doença com grande importância em termos de saúde mundial. Os dados epidemiológicos comprovam a ascendência do número de óbitos causados pela DPOC, com um aumento de 340% no período de 20 anos. As causas da DPOC ainda não estão completamente elucidadas, mas as evidências apontam para a importância teoria da proteinase-antiproteinase como um dos principais mecanismos fisiopatológicos. Neste sentido, torna-se necessário, a utilização de modelos experimentais de inflamação pulmonar para que possam ser utilizados na busca de novas drogas para o estudo da importância da inibição deste mecanismo no controle da lesão pulmonar. A utilização do extrato de CrataBL na investigação fisiopatológica experimental da DPOC se apóia na teoria da liberação e inibição de proteinases, podendo alterar o desenvolvimento das lesões pulmonares causadas pela elastase. Este projeto se propõe a avaliar o efeito da proteína CrataBL como inibidor de proteinase no modelo experimental de enfisema induzido por elastase no pulmão de camundongos. Serão avaliados os seguintes parâmetros: mecânica respiratória; o óxido nítrico exalado; o diâmetro alveolar médio; o conteúdo de fibras elásticas e colágenas em vias aéreas e parênquima pulmonar; a resposta inflamatória macrofágica e neutrofílica no lavado broncoalveolar e no tecido pulmonar; a peroxidação lipídica, a expressão no parênquima pulmonar de metaproteinases 9 e 12; iNOS, eNOS,isoprostano PGF2 alfa,IL-1, IL-8 e TNF alfa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVA, LEANDRO V.; ALMEIDA-REIS, RAFAEL; THEODORO-JUNIOR, OSMAR; OLIVEIRA, BRUNO M.; LEICK, EDNA A.; PRADO, CARLA M.; BRITO, MARLON V.; DOS SANTOS CORREIA, MARIA TEREZA; PAIVA, PATRICIA M. G.; MARTINS, MILTON A.; OLIVA, MARIA LUIZA V.; TIBERIO, IOLANDA F. L. C. A plant proteinase inhibitor from Crataeva tapia (CrataBL) attenuates elastase-induced pulmonary inflammatory, remodeling, and mechanical alterations in mice. Process Biochemistry, v. 50, n. 11, p. 1958-1965, NOV 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVA, Leandro Vilela. Efeito do inibidor de proteinase de origem vegetal CrataBL, sobre a lesão pulmonar induzida pela elastase em camundongos C57/BI6. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.