Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de duas proteínas de N. crassa identificadas em complexos DNA-proteína

Processo: 11/03065-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Celia Bertolini
Beneficiário:Susilaine Maira Savassa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Neurospora crassa   Expressão gênica

Resumo

O projeto proposto está inserido em um projeto maior, que tem como objetivo principal estudar os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na regulação do metabolismo de glicogênio utilizando como modelo o fungo N. crassa. Em um trabalho realizado anteriormente e utilizando uma abordagem proteômica acoplada à espectrometria de massas, nosso laboratório identificou algumas proteínas de N. crassa capazes de se ligar à região promotora do gene gsn, o qual codifica glicogênio sintase, enzima regulatória da síntese do carboidrato. Estudos preliminares com estas proteínas realizados por uma estudante de Mestrado indicaram um papel das mesmas na regulação do metabolismo do carboidrato no fungo. Linhagens mutantes, individualmente nocauteadas nas ORFs que codificam as proteínas, foram adquiridas do FGSG, as quais apresentaram alterações tanto no conteúdo do glicogênio, bem como na expressão do gene gsn, quando comparadas à linhagem selvagem. Além disso, uma das linhagens mostrou alterações morfológicas pronunciadas, tais como, alteração na extensão das hifas aéreas, na morfologia dos conídeos e, muito provavelmente, alteração no ciclo celular, como evidenciado pelas análises de citometria de fluxo. Duas destas proteínas apresentam sinais de localização nuclear clássico (cNLS) e, atualmente, experimentos estão sendo realizados pelo grupo do Prof. Marcos Fontes (colaborador do Projeto Temático), os quais tem como objetivo analisar se estas proteínas migram para o núcleo. Peptídeos correspondentes aos sinais de localização foram sintetizados e as suas interações com a proteína importina estão sendo analisadas por co-cristalização. Embora alguns resultados interessantes tenham sido obtidos, outros estudos deverão ser realizados para uma melhor caracterização do papel funcional destas duas proteínas, de uma maneira geral e, mais especificamente, na regulação do metabolismo do glicogênio. O presente projeto se propõe a realizar estudos complementares com o objetivo de caracterizar duas destas proteínas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAVASSA, Susilaine Maira. Caracterização funcional de duas proteínas de Neurospora crassa identificadas em complexos DNA-proteína. 2013. 88 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.