Busca avançada
Ano de início
Entree

Validade de glicosímetro clínico para avaliação, prescrição e monitoramento dos efeitos do treinamento aeróbio

Processo: 11/03217-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ismael Forte Freitas Júnior
Beneficiário:Jose Gerosa-Neto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento físico

Resumo

O objetivo desse estudo será verificar a validade da utilização de glicosímetro clínico na avaliação, prescrição e monitoramento dos efeitos do treinamento aeróbio em diferentes populações e estado glicêmico. Participarão 60 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 15 a 30 anos. A composição corporal dos participantes do estudo será avaliada pela absorptiometria de raios-X de dupla energia e serão divididos em três grupos sendo: sedentários não diabéticos (GSE, n=20), Ativos não diabéticos (GAT, n=20) e sedentários e diabéticos tipo2 (GDI, n=20) Todos serão submetidos a dois testes, um de glicemia mínima seguindo o protocolo de lactato mínimo e posteriormente o teste da máxima fase estável de lactato (MFEL). A normalidade e homogeneidade dos dados serão confirmadas com os testes de Shapiro Wilk e Levene respectivamente. Os valores de teste e re-teste, e entre a capacidade aeróbia proveniente do teste de glicemia mínima e MFEL serão comparados e associados utilizando os testes t de Student para amostras dependentes e de correlação de Pearson respectivamente. Para verificação da concordância dos valores de teste e re-teste obtidos no teste de glicemia mínima e de MFEL será usada a análise gráfica de Bland & Altman. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado para P<0,05. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GEROSA-NETO, Jose. Validação do glicosímetro portátil para avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento aeróbio. 2013. 110 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.