Busca avançada
Ano de início
Entree

Em casa, na pista ou na escola é tanto babado: espaços de sociabilidade de jovens travestis

Processo: 11/03536-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Roseli Esquerdo Lopes
Beneficiário:Gustavo Artur Monzeli
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/03162-9 - Em casa, "na pista" ou na escola é tanto babado: espaços de sociabilidade de jovens travestis, BE.EP.MS
Assunto(s):Terapia ocupacional

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende identificar, analisar e discutir possibilidades de acesso a equipamentos sociais e à rede de relações que perpassam a vida de jovens travestis na cidade de São Carlos (SP). Justifica-se a partir da compreensão de que os processos de travestilidades são marcados por experiências de estigma e preconceito, uma vez que as travestis colocam em questão, dentre outros padrões, sistemas binários de gênero (masculino/feminino) e de sexualidades (heterossexual/homossexual). O principal objetivo é discutir, tomando-se as perspectivas dessas jovens, suas relações com as instituições de ensino, bem como aquelas que se criam em torno das necessidades e possibilidades de inserção, tanto no contexto familiar quanto na prostituição. Esta, ao mesmo tempo em que pode se configurar como um agravo frente a situações de vulnerabilidade social, se apresenta, também, como possibilidade de suporte, seja financeiro ou no que tange à sociabilidade e ao compartilhamento de experiências. Lançando mão de procedimentos que tomam por base a história oral dos sujeitos, acessada através da imersão no território e no cotidiano das jovens travestis, e tendo como suporte teórico-metodológico os pressupostos da Terapia Ocupacional Social, espera-se que este estudo contribua para a melhor compreensão acerca das travestilidades na contemporaneidade e, igualmente, para a discussão de questões que envolvem a juventude brasileira, em seus diversos matizes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONZELI, GUSTAVO ARTUR; FERREIRA, VITOR SERGIO; LOPES, ROSELI ESQUERDO. Among protection, exposure and conditioned admissions: travestilities and sociability spaces. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 23, n. 3, p. 451-462, 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.