Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre a percepção do ambiente alimentar e o consumo de frutas e hortaliças em gestantes

Processo: 11/03558-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Daniela Saes Sartorelli
Beneficiário:Daniela Cristina Candelas Zuccolotto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia nutricional   Gravidez   Consumo de alimentos   Frutas   Verduras   Legumes

Resumo

O consumo adequado de frutas verduras e legumes (FVL) durante a gestação apresenta impacto positivo sobre a saúde da mulher e da criança. Os fatores ambientais associados ao comportamento alimentar vêm recebendo destaque no âmbito da saúde pública por afetar diretamente a saúde dos indivíduos. O objetivo do presente estudo é avaliar a relação entre a percepção de gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde do município de Ribeirão Preto-SP sobre o ambiente alimentar e o consumo de frutas e hortaliças. A amostra será composta por 173 gestantes adultas. O consumo de FVL será avaliado por meio de um questionário quantitativo de frequência alimentar (QQFA) desenvolvido especificamente para gestantes. A percepção do ambiente alimentar será analisada por meio de um questionário adaptado de um estudo americano. A reprodutibilidade das questões sobre percepção do ambiente alimentar foi previamente testada entre 48 gestantes adultas. Modelos de regressão logística serão empregados para avaliar a relação entre percepção do ambiente alimentar e consumo adequado de FVL (400g/dia) entre as gestantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍLIA AUGUSTA SOUSA NASCIMENTO; DANIELA CRISTINA CANDELA ZUCOLOTTO; DANIELA SAES SARTORELLI. Associação entre a percepção de atributos ambientais e excesso de peso: um estudo realizado em um município de pequeno porte. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 173-182, Jan. 2015.
ZUCCOLOTTO, DANIELA C. C.; BARBIERI, PATRICIA; SARTORELLI, DANIELA SAES. Food environment and family support in relation to fruit and vegetable intake in pregnant women. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION, v. 65, n. 4, p. 216-224, 2015. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUCCOLOTTO, Daniela Cristina Candelas. A relação entre a percepção do ambiente alimentar e o consumo de frutas e hortaliças em gestantes. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.