Busca avançada
Ano de início
Entree

Vat (vacuolating autotransporter toxin) produzida por APEC: internalização, translocação intracelular e atividade citotóxica em células de origem aviária

Processo: 11/03586-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Tomomasa Yano
Beneficiário:Natália Galdi Quel
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Toxinas bacterianas   Escherichia coli   Citotoxinas   Resposta inflamatória

Resumo

Escherichia coli isoladas de lesões de celulite aviária em frangos de corte produzem uma citotoxina denominada Vat (vacuolating autotransporter toxin) que causa intensa vacuolização citoplasmática em células de origem aviária, mas não em células de mamíferos. Estudos anteriores comprovaram que a Vat induz, em frangos de corte, respostas inflamatórias liberando as citocinas TNF-± e IL-10. Além disso, a análise histológica das lesões induzidas experimentalmente por Vat, em frangos de corte, revelou alterações microscópicas nos tecidos subcutâneo, adiposo e conjuntivo destes frangos, incluindo sinais de inflamação. Esses dados indicam o papel relevante de Vat no desenvolvimento da celulite aviária. Além disso, o estudo sobre a atividade intracelular da Vat: internalização, translocação intracelular, e alterações estruturais celulares em fibroblasto de embrião de galinhas (FEG) podem contribuir para elucidar a especificidade da Vat em FEG e não às células de mamíferos. Pretendemos, ainda, relacionar a especificidade sorológica do anticorpo policlonal anti-Vat às atividades biológicas de outras citotoxinas vacuolizantes. Os resultados obtidos poderão contribuir para entender o mecanismo do desenvolvimento da celulite aviária em frangos de corte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANNELIZE ZAMBON BARBOSA ARAGÃO; NATÁLIA GALDI QUEL; PAULO PINTO JOAZEIRO; TOMOMASA YANO. Escherichia coli vacuolating factor, involved in avian cellulitis, induces actin contraction and binds to cytoskeleton proteins in fibroblasts. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 27, p. -, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.