Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da permeação e retenção cutânea in vitro de sistemas nanoestruturados estabilizados com poliéter funcional siloxano acrescidos de metotrexato

Processo: 11/03260-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marlus Chorilli
Beneficiário:Giovana Aparecida de Souza Cintra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Metotrexato   Nanotecnologia farmacêutica

Resumo

O metotrexato (MTX) é um imunossupressor de uso sistêmico utilizado no tratamento da psoríase. Apesar de sua eficácia, apresenta uma série de efeitos adversos, dentre os quais a hepatotoxicidade é o mais grave. Dessa forma, sua administração tópica seria conveniente a fim de localizá-lo no seu sítio de ação evitando-se efeitos adversos sistêmicos. No entanto, algumas propriedades físico-químicas, como limitada solubilidade aquosa, dificultam sua eficiência terapêutica tópica, uma vez que possui baixa penetração na pele. Sistemas nanoestruturados, como microemulsões e cristais líquidos, têm sido empregados com sucesso na área farmacêutica por apresentarem a capacidade de compartimentalizar, de maneira eficiente, diversos grupos de princípios ativos e de modificar suas propriedades e comportamento em meio biológico. Nosso grupo de pesquisa tem estudado sistemas nanoestruturados promissores para a liberação de fármacos, principalmente constituídos por poliéter funcional siloxano, que forma sistemas de fase lamelar em contato com excesso de água, apresentando-se como um gel viscoso que pode ser utilizado na obtenção de dispositivos para liberação modificada de fármacos. Neste sentido, sistemas nanoestruturados têm se mostrado vantajosos na administração tópica de várias substâncias principalmente em virtude de suas características de interação com o estrato córneo e outras camadas da pele e capacidade de arranjo do fármaco com efeito protetor e sustentador da liberação. Neste projeto pretende-se estudar a permeação e a retenção cutânea in vitro de sistemas nanoestruturados estabilizados com poliéter funcional siloxano acrescidos de MTX, de forma a verificar se tais sistemas otimizarão a utilização deste fármaco na terapia tópica da psoríase.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA CINTRA, GIOVANA APARECIDA; PINTO, LARISSA ALVARENGA; FIORAMONTI CALIXTO, GIOVANA MARIA; SOARES, CHRISTIANE PIENNA; VON ZUBEN, ELIETE DE SOUZA; SCARPA, MARIA VIRGINIA; DAFLON GREMIAO, MARIA PALMIRA; CHORILLI, MARLUS. Bioadhesive Surfactant Systems for Methotrexate Skin Delivery. Molecules, v. 21, n. 2 FEB 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.