Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos do tratamento crônico de Ayahuasca sobre a memória e ansiedade de ratos

Processo: 11/03791-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Menezes de Oliveira
Beneficiário:Vanessa Manchim Favaro
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Memória episódica   Memória emocional   Ansiedade   Ayahuasca

Resumo

Há muito tempo o uso de substâncias psicoativas é alvo de discussões, dentro desse panorama vem se destacando a utilização da ayahuasca, que consiste em uma bebida alucinógena preparada por meio da decocção de duas espécies vegetais endêmicas da região Amazônica. Com o aumento do consumo da bebida em cerimônias de alguns movimentos religiosos, seu uso foi regulamentado pela legislação brasileira. Relatos de usuários regulares da bebida reportam o abandono de drogas de abuso, melhora no desempenho cognitivo e diminuição da agressividade. Além disso, estudos demonstram que a administração oral de ayahuasca em humanos leva a ativação de estruturas encefálicas sabidamente envolvidas com os mecanismos de memória e ansiedade. Seus efeitos parecem ser provenientes da interação sinergética dos componentes químicos da ayahuasca, que possivelmente promovem um aumento dos níveis de serotonina na fenda sináptica. Apesar de haver indícios de que o uso de ayahuasca possa promover benefícios ao indivíduo, existem poucas informações acerca dos efeitos comportamentais causados pelo uso crônico da bebida tanto em humanos, quanto em modelos animais. Assim, o presente projeto tem por objetivo analisar os efeitos do tratamento crônico de ayahuasca na memória e ansiedade de ratos. Para tal, serão realizados os paradigmas comportamentais do condicionamento de medo ao contexto e ao som, o labirinto aquático de Morris e o labirinto em cruz elevado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVARO, VANESSA MANCHIM; YONAMINE, MAURICIO; KRAMER SOARES, JULIANA CARLOTA; MENEZES OLIVEIRA, MARIA GABRIELA. Effects of Long-Term Ayahuasca Administration on Memory and Anxiety in Rats. PLoS One, v. 10, n. 12 DEC 30 2015. Citações Web of Science: 7.
JULIAN, GUILHERME SILVA; DE OLIVEIRA, RENATO WATANABE; FAVARO, VANESSA MANCHIM; MENEZES DE OLIVEIRA, MARIA GABRIELA; PERRY, JULIANA CINI; TUFIK, SERGIO; CHAGAS, JAIR RIBEIRO. Chronic intermittent hypoxia increases encoding pigment epithelium-derived factor gene expression, although not that of the protein itself, in the temporal cortex of rats. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 41, n. 1, p. 39-47, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.