Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função do TLR2 no desenvolvimento do câncer de mama em modelos animais de obesidade

Processo: 11/04116-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Barreto Campello Carvalheira
Beneficiário:Juliana Alves de Camargo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57952-5 - Instituto Nacional de Obesidade e Diabetes, AP.TEM
Assunto(s):Oncologia   Endocrinologia   Neoplasias mamárias   Obesidade

Resumo

A obesidade é uma condição que pode reduzir a qualidade de vida e aumentar o risco diabetes e doença cardiovascular. Recentemente a obesidade tem sido associada a diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de mama. Há relatos de que a obesidade está associada a um pior prognóstico para a sobrevida de mulheres com câncer de mama, e à progressão da doença. As razões pela qual a obesidade leva a um risco maior de desenvolvimento do câncer de mama ainda estão sendo estudadas, contudo, algumas hipóteses vêm sendo apontadas, como o fato de que a gordura corporal pode estimular uma resposta inflamatória subclinica no organismo, contribuindo com a iniciação e progressão de câncer de mama. Recentemente tem-se visto que a inflamação não é apenas uma resposta, mas representa uma mudança dinâmica no microambiente tumoral gerada pela ativação de proteínas inflamatórias, como JNK, IKK, fatores de transcrição, como NF-kB, Stat-3 e AP-1, bem como a expressão de genes pró-inflamatórios relacionados a liberação de TNF e IL-6 . A relação entre o câncer de mama e a obesidade pode ser devido à ativação do TLR2, que atualmente foi descrito ser o modulador chave de ambas as doenças. Neste sentido, o receptor TLR2, o qual a via de sinalização proporciona a liberação desses fatores inflamatórios, se mostra como um bom candidato a ligação entre inflamação e câncer de mama, pois o TLR2 é ativado por ácidos graxos saturados, mediando o processo inflamatório subclínico. Assim, o objetivo principal do estudo será caracterizar o papel do receptor TLR2 no desenvolvimento de câncer de mama em animais submetidos a dieta hiperlipídica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Juliana Alves de. Avaliação da função do toll like receptor 2 (TLR2) no desenvolvimento de câncer em animais obesos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.