Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento de proteínas candidatas a ativadoras do splicing do éxon 12 do gene FMR1

Processo: 11/03964-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luciana Amaral Haddad
Beneficiário:Marcelo Valpeteris de Campos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genômica   Processamento alternativo   Processamento pós-transcricional do RNA   Proteína do X frágil de retardo mental

Resumo

O splicing alternativo é considerado um dos principais responsáveis pela geração de diversidade do transcriptoma e do proteoma em eucariotos. Com a capacidade de originar variantes de RNAm a partir de um único gene, estima-se que ele possa atuar em até 80% dos transcritos expressos no cérebro humano. O splicing é regulado tanto por sequências acessórias de nucleotídeos (elementos em cis) quanto por componentes protéicos diversos (elementos em trans), que interagem entre si e acabam por alterar a afinidade entre o spliceossomo e sítios de splicing específicos. O produto maduro do splicing, dessa forma, é resultado do efeito combinatório dessas interações. Um dos genes de função central no desenvolvimento do sistema nervoso central e que está sujeito a splicing alternativo é o gene do Retardo Mental do X Frágil, FMR1. O grupo de pesquisa em que esta proposta se insere demonstrou recentemente que a inclusão do éxon 12 nos transcritos maduros do Fmr1 é regulada durante o desenvolvimento em córtex cerebral de ratos e produziu um mini-gene para o estudo da regulação do splicing do éxon 12 do Fmr1. Neste projeto de mestrado, tenho como objetivo realizar um levantamento de proteínas ativadoras do splicing do éxon 12 do Fmr1. Para tal, proponho realizar ensaios de precipitação por afinidade entre proteínas de extrato nuclear de córtex cerebral e transcritos biotinilados, sintetizados a partir do clone do mini-gene e um mutante em que houve deleção intrônica de um segmento contendo candidatos a acentuadores do splicing. As proteínas precipitadas serão avaliadas por espectrometria de massa e análise comparativa entre as duas condições. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Marcelo Valpeteris de. Levantamento de proteínas candidatas a ativadoras do splicing do éxon 12 do gene FMR1. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.