Busca avançada
Ano de início
Entree

A metamorfose seniana: poesia e crítica na obra de Jorge de Sena

Processo: 11/04158-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Beneficiário:Joana Prada Silvério
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria crítica   Poesia

Resumo

Poeta português do segundo quartel do século XX, Jorge de Sena produziu uma obra única, conjugando proposições de ordem estética com uma dialética consciência crítica acerca dos fenômenos literários. Ao entender a poesia como um testemunho de linguagem, o poeta fundou as bases de sua poética, em que entram também a metamorfose e a peregrinação. Enquanto o testemunho cuida de denunciar as práticas sociais viciadas, ao mesmo tempo em que dialoga com a herança cultural da humanidade, a metamorfose trata de transformar as posições enrijecidas pelo exercício de uma consciência, que enxerga a movimentação temporal. A peregrinação garante assim, a possibilidade de novas metamorfoses. Por esses vetores, Sena fabricou uma cosmovisão do tempo que lhe foi contemporâneo. Cumpre investigar as relações estabelecidas pela poesia seniana com este tempo, que se convencionou chamar de Modernidade. Para tanto, o foco recairá sobre a questão da metamorfose e as experiências formais que o poeta construiu para realizá-la. Além disso, faz-se necessário convocar a obra crítica do poeta e articular essas duas esferas de atividade buscando uma interpretação mais estruturada da poesia de Jorge de Sena. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVÉRIO, Joana Prada. A metamorfose seniana : poesia e crítica na obra de Jorge de Sena. 2013. 138 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.