Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular dos vírus da dengue isolados em Ribeirão Preto de 2009 a 2012

Processo: 11/04299-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Victor Hugo Aquino Quintana
Beneficiário:Adriana Moreira Soares
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Doenças transmissíveis   Dengue   Epidemiologia molecular   Filogenia   Epidemias

Resumo

A dengue é uma doença infecciosa de grande morbidade e mortalidade que afeta um grande número de indivíduos em países tropicais e subtropicais do mundo. A infecção com qualquer dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, -2, -3 e -4) pode ser assintomática ou levar a quadros clínicos que variam desde uma febre indeterminada e autolimitada, passando pela febre clássica da dengue (FD) até quadros graves denominados febre hemorrágica da dengue/síndrome do choque da dengue (FHD/SCD). Vários métodos são utilizados para o diagnóstico da dengue, como os métodos moleculares, os métodos sorológicos e a detecção da proteína NS1 do vírus. Atualmente, encontram-se circulando em todo o país os DENV-1, -2 e -3, já o DENV-4 foi detectado apenas na Região Norte. Em Ribeirão Preto, a primeira epidemia ocorreu entre novembro de 1990 e março de 1991, causada pelo DENV-1 com 2305 casos confirmados. A maior epidemia da cidade ocorreu em 2010, quando foram registrados 29.959 casos e nove óbitos, com maior prevalência do DENV-1, mas os DENV-2 e -3 também foram detectados. Entre Janeiro e Fevereiro de 2011, já foram notificados 2.252 casos e 1 óbito, com a circulação dos DENV-1, -2 e -3. Neste trabalho temos por objetivo caracterizar molecularmente os vírus da dengue isolados em Ribeirão Preto de 2009 a 2012 e realizar análises filogenéticas e evolutivas dos mesmos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Adriana Moreira. Caracterização molecular dos vírus da dengue isolados em Ribeirão Preto de 2010 a 2011. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.