Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da participação da Proteína de Transferência de Colesterol Esterificado (CETP) na resposta inflamatória desencadeada pelo LPS e mediada pelo receptor Toll-Like 4 (TLR4) em macrófagos

Processo: 11/04302-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Patricia Miralda Cazita
Beneficiário:Tatiana Martins Venancio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia   Imunologia   Proteínas de transferência de ésteres de colesterol   Sepse

Resumo

A proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) é um componente importante do transporte reverso de colesterol. No plasma, a CETP encontra-se na sua maior parte ligada às partículas de HDL, sendo considerada uma molécula chave no metabolismo desta lipoproteína. Devido à homologia estrutural entre a CETP e a proteína transportadora de lipopolissacarídeo (LBP) que atua na resposta imune inata, levantou-se a hipótese de que a CETP poderia atuar na resposta inflamatória. Recentemente, demonstramos que camundongos transgênicos para CETP humana apresentam redução da mortalidade em modelo experimental de endotoxemia e sepse polimicrobiana. Estes achados foram acompanhados pela diminuição de citocinas plasmáticas, de aumento na migração dos neutrófilos para o foco infeccioso eredução da expressão hepática de TLR4 quando comparados aos camundongos selvagens, isto é, que não expressam CETP. Sabendo-se que a sepse causa alto índice de mortalidade nas UTIs de todo o mundo e possui medidas terapêuticas limitadas, julgamos fundamental umestudo aprofundado sobre a possível atuação da CETP na resposta inflamatória. Na hipótesede que a CETP possa participar de etapas iniciais deste processo, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a participação da CETP exógena e endógena na captação do LPS e sua sinalização mediada por TLR4 em modelo de cultura celular utilizando macrófagos deperitônio de camundongo. Estes dados são essenciais para compreender os mecanismos envolvidos na resposta ao LPS que justifiquem a melhor sobrevida que encontramos nestes animais, além de estabelecer novas perspectivas de tratamento da sepse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENANCIO, TATIANA MARTINS; MACHADO, ROBERTA MARCONDES; CASTOLDI, ANGELA; AMANO, MARIANE TAMI; NUNES, VALERIA SUTTI; ROCHA QUINTAO, EDER CARLOS; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SORIANO, FRANCISCO GARCIA; CAZITA, PATRICIA MIRALDA. CETP Lowers TLR4 Expression Which Attenuates the Inflammatory Response Induced by LPS and Polymicrobial Sepsis. Mediators of Inflammation, 2016. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.