Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de marcadores de epileptogênese em modelo animal do zebrafish

Processo: 11/04496-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Cláudia Vianna Maurer Morelli
Beneficiário:Patrícia Gonçalves Barbalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar marcadores da epileptogênese no modelo animal do Danio rerio, popularmente conhecido pelos nomes de Zebrafish, Peixe Paulistinha ou ainda Peixe Zebra. Este estudo é parte de um projeto maior que visa implantar o modelo do zebrafish para estudos genéticos em epilepsia no Departamento de Genética Médica da Unicamp. O zebrafish tem se destacado como modelo animal ideal para investigações do período de desenvolvimento e genéticos pela facilidade de manipulação in vivo, por sua transparência nas fases de embrião e larva e por seu desenvolvimento extra-útero, o que permite manipulações genéticas mais facilmente. Recentemente, foi demonstrado que o zebrafish é capaz de exibir comportamentos e atividade eletroencefalográficas que mimetizam crises epilépticas, além de apresentar alterações de c-fos, como vistos em modelos de roedores, fazendo do zebrafish, um modelo promissor para estudos em epilepsia. As investigações sobre diferentes eventos já conhecidos da epilepsia neste animal estão apenas começando e, portanto, há muito ainda o que ser investigado para uma melhor caracterização deste modelo induzido à epilepsia. O conhecimento gerado por este projeto contribui para a caracterização e o uso do modelo em investigações relacionadas com as crises epilépticas, além de ajudar no planejamento de estudos futuros e uma maior compreensão dos resultados obtidos. Neste sentido, nossa proposta é avaliar se a indução de crises epiléticas pelo agente convulsivante Pentilenotetrazol modifica a expressão gênica do gene da interleucina-1 beta no cérebro do zebrafish e investigar o padrão da perda neuronal, ambos em diferentes tempos pós-insulto. Para avaliar a expressão do gene Il1será usada a técnica da PCR em Tempo Real e para investigação do padrão de perda neuronal a histoquímica do Fluoro-Jade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBALHO, Patrícia Gonçalves. Investigação de marcadores de epileptogênese no modelo animal zebrafish. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.